ÔĽŅ

CATEGORIA: Notícia

0

O governo da √ćndia liberou as exporta√ß√Ķes comerciais de vacinas contra a covid-19. As primeiras remessas ser√£o enviadas na sexta-feira para Brasil e Marrocos, disse o secret√°rio de Rela√ß√Ķes Exteriores da √ćndia,¬† Harsh Vardhan Shringla, nesta quinta-feira (21/1) √† Reuters.

O ministro das Comunica√ß√Ķes, F√°bio Faria, compartilhou a informa√ß√£o pelas redes sociais.¬†

As vacinas desenvolvidas pela farmac√™utica brit√Ęnica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford est√£o sendo fabricadas no Instituto Serum da √ćndia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de pa√≠ses de todo o mundo.

O governo indiano suspendeu a exporta√ß√£o de doses at√© iniciar seu pr√≥prio programa de imuniza√ß√£o no fim de semana passado. No in√≠cio desta semana, a √ćndia enviou suprimentos gratuitos para pa√≠ses vizinhos, incluindo But√£o, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O secret√°rio disse que o fornecimento comercial da vacina come√ßaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que a capacidade de produ√ß√£o da √ćndia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia.

‚ÄúSeguindo essa vis√£o, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de pa√≠ses de todo o mundo, come√ßando pelos nossos vizinhos‚ÄĚ, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito.

‚ÄúO fornecimento das quantidades comercialmente contratadas tamb√©m come√ßar√° a partir de amanh√£, come√ßando por Brasil e Marrocos, seguidos pela √Āfrica do Sul e Ar√°bia Saudita‚ÄĚ, acrescentou.

Doses

O ministro da Sa√ļde, Eduardo Pazuello, declarou em entrevista coletiva na segunda-feira¬† que a conclus√£o da viagem para trazer um carregamento de vacinas importadas da √ćndia deveria ter uma resolu√ß√£o ainda ‚Äúnesta semana‚ÄĚ.

‚ÄúEstamos contando com essas 2 milh√Ķes de doses para que a gente possa atender mais ainda a popula√ß√£o‚ÄĚ, informou Pazuello na ocasi√£o.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais sobre a decis√£o do governo da √ćndia de liberar as exporta√ß√Ķes de vacina contra a covid-19 e elogiou o trabalho do ministro das Rela√ß√Ķes Exteriores, Ernesto Ara√ļjo, e dos servidores do Itamaraty.¬†(Ag√™ncia Brasil)

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Esporte

No encerramento da décima primeira rodada do Goianão, Crac e Vila Nova ficaram no empate na tarde desta quinta-feira (21/1). No Estádio Durval Ferreira Franco, em Ipameri, as equipes ficaram no 1 a 1. Saimon, para o Tigre, e Alef, para o Leão, fizeram os gols da partida. Com o resultado, o Colorado chegou aos 13 pontos conquistados, enquanto que o clube catalano foi aos 14 pontos.

As duas equipes voltam a campo pelo Goian√£o na pr√≥xima quarta-feira (28). O Tigre receber√°, no Est√°dio On√©sio Brasileiro Alvarenga, o Goi√Ęnia, enquanto que o Le√£o do Sul, novamente em Ipameri, encara o Atl√©tico. Por√©m, o time vilanovense entra em campo outras tr√™s vezes antes da √ļltima rodada do estadual. Ser√£o jogos pela S√©rie C, pelo Brasileir√£o de Aspirantes e pela Copa Verde.

O jogo

Depois de mais de 10 meses, Crac e Vila Nova finalmente fizeram suas ‚Äúreestreias‚ÄĚ pelo Campeonato Goiano. Apesar de estar jogando na cidade de Ipameri, o Le√£o do Sul estava √† vontade, como se estivesse mesmo em casa, no Est√°dio Genervino da Fonseca.

Nos primeiros minutos, o que mais se viu foram escanteios para o time celeste. Porém, as cobranças do meia Thiago Potiguar não encontraram quem as colocasse para o fundo das redes de Fabrício.

Mas a primeira etapa n√£o contou com muitas chegas √†s metas defendidas por √Čdson e Fabr√≠cio. A √ļnica oportunidade real de gol saiu dos p√©s de Jo√£o Pedro. Aos 48, ap√≥s tabelar com Gilsinho, o lateral-esquerdo M√°rio Henrique foi √† linha se fundo e cruzou para o camisa 7, que, livre de marca√ß√£o, perdeu uma chance incr√≠vel.

Na etapa complementar, as equipes voltaram com mais vontade, mas as finaliza√ß√Ķes continuavam raras, tanto que a primeira a aparecer foi justamente a do gol.

Na marca de 21 minutos, o Tigre conseguiu tirar o zero do placar. Ap√≥s uma sa√≠da de bola errada do goleiro √Čdson, o zagueiro Saimon, do meio-campo, ao ver que o arqueiro estava fora do gol, resolveu arriscar. A finaliza√ß√£o foi certeira e encobriu o goleir√£o, que ficou no ch√£o, lamentando o gola√ßo do time vilanovense.

No finzinho, o Crac ainda teve mais uma chance de empatar. Mas, Lê Santos, livre, chutou fraco e viu Fabrício fazer a defesa com facilidade. 

Quando a vitória do Vila parecia o resultado mais provável, o Crac conseguiu o empate. Aos 46, Alef, depois de cobrança de escanteio de Davi Ceará, subiu sozinho e marcou de cabeça.

Substituição na arbitragem

Antes do in√≠cio da partida, Wilton Pereira Sampaio, que estava escalado para apitar o jogo em Ipameri, teve de ser substitu√≠do. Isso porque o √°rbitro, que integra o quadro da FIFA, testou positivo para a Covid-19. Assim, em uma audi√™ncia p√ļblica, a Federa√ß√£o Goiana de Futebol (FGF) definiu o nome de Eduardo Tomaz para comandar o trio de arbitragem, que teve os auxiliares de Wilton Pereira Sampaio mantidos.¬†

Ficha técnica
Crac 1×1 Vila Nova

Data: 21 de janeiro de 2021
Hor√°rio: 15h30
Local: Est√°dio Durval Ferreira Franco, em Ipameri (GO)

Gol: Alef (46’/2T) РCRA; Saimon (22’/2T) РVIL

√Ārbitro: Eduardo Tomaz (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (FIFA/GO) e Bruno Pires (FIFA/GO)

Crac: Edson; Lê Santos, Maicon, Nilo e Wesley; Amorim, Bruno Menezes (Henrique), Flávio (Iago) e Thiago Potiguar (Davi Ceará); Gabriel Barcos (Fidel) e Tiarinha (Alef). Técnico: Carlos Rabelo

Vila Nova: Fabr√≠cio; Jonh Lennon (Edson), Saimon, Danrlei e M√°rio Henrique; Pedro Bambu, √Čder, Jo√£o Pedro e Emanuel Biancucchi (Rodrigo Alves (Willian Formiga)); Rafhael Lucas (Marcos Paulo) e Gilsinho (Hugo Sanches). T√©cnico: M√°rcio Fernandes.¬†

*Com informa√ß√Ķes Jornal o Hoje

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de medicamentos contrabandeados do Paraguai na tarde desta quarta-feira (20) na BR-153, em Itumbiara, na região sul do estado.

Produtos utilizados em est√©tica facial como linha de sustenta√ß√£o e ampolas foram encontrados nas bagagens de m√£os e no bagageiro de um √īnibus com um passageiro de 29 anos.

De acordo com o respons√°vel pela carga, os produtos foram adquiridos em Cidade Del Leste, no Paraguai, e seriam distribu√≠dos para cl√≠nicas de est√©tica em Goi√Ęnia.

A carga, que é de origem israelense, está avaliada em cerca de R$ 100 mil, tem comercialização proibida no Brasil.

O homem foi preso e encaminhado √† Superintend√™ncia da Pol√≠cia Federal em Goi√Ęnia.

Fonte: PRF

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Um casal foi levado, nesta quarta-feira (20), para a delegacia ap√≥s deixar os tr√™s filhos pequenos sozinhos em casa, no Setor Vila Finsocial, em¬†Goi√Ęnia. Segundo a Pol√≠cia Militar, as crian√ßas t√™m entre 3 e 7 anos, sendo que a mais velha possui defici√™ncia mental. Conforme o tenente Kleber Martins Ferreira, o local estava muito sujo, com lixo espalhado e comida estragada.

“As crian√ßas estavam com fome. Nisso, eu sa√≠ para buscar uma comida para elas com um comerciante da regi√£o. Quando retornei, a m√£e havia aparecido e n√≥s demos voz de pris√£o e levamos ela pra delegacia. Mais tarde, voltamos at√© a casa e o pai foi encontrado deitado no sof√° ouvindo m√ļsica. Ele tamb√©m foi levado √† delegacia”, disse o policial.

A Polícia Militar informou que, durante um patrulhamento de rotina, foi abordada pelos moradores da região. Eles relataram aos policiais que as crianças estavam em uma situação precária de alimentação e higiene.

Segundo o tenente, além de não ter nenhum adulto no local quando a equipe chegou, a casa estava com odor forte de urina.

Os policias levaram o casal até a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Já as crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar, que irão encaminhá-las para um abrigo. A PM informou que o casal pode responder pelo crime de negligência e abandono de incapaz. Porém, só a PC poderá definir se eles serão responsabilizados.

*Com informa√ß√Ķes G1 Goi√°s¬†

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Esporte

A Federa√ß√£o Goiana de Futebol (FGF) anunciou por meio de seu site oficial uma mudan√ßa na tabela do Campeonato Goiano 2020. O torneio foi retomado na √ļltima semana na 11¬™ rodada e ela vai ser completada nesta quinta-feira (21/1) com o duelo entre Crac e Vila Nova, por√©m a altera√ß√£o foi feita na 12¬™ e √ļltima rodada da primeira fase. Os seis jogos estavam previstos para a quarta-feira (27/1), mas foram transferidos para quinta-feira (28/1).

A mudança foi realizada por conta das partidas dos representantes goianos nas oitavas de final da Copa Verde. Atlético Goianiense e Vila Nova entram em campo na segunda-feira (25/1). A Aparecidense, que no momento do fechamento desta matéria, está jogando, também pode chegar a fase seguinte e também teria que atuar no mesmo dia, só que fora de casa contra o Cuiabá-MT.

As partidas da 12ª rodada da primeira fase, todos serão realizados às 15h30 (horário de Brasília):

Ipor√° x An√°polis

Anapolina x Grêmio Anápolis

Aparecidense x Jaragu√°

Vila Nova x Goi√Ęnia

Crac x Atlético-GO

Goianésia x Goiás

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

As aulas das escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) têm início na próxima quinta-feira (25). Os educandos, inicialmente, serão atendidos de forma virtual, através das ferramentas proporcionadas pelo programa Conexão Escola e Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avah).

O retorno √†s atividades presenciais se dar√° conforme a evolu√ß√£o do quadro epidemiol√≥gico e avalia√ß√£o conjunta com as autoridades sanit√°rias. As orienta√ß√Ķes quanto √† organiza√ß√£o administrativa e pedag√≥gica j√° foram enviadas √†s institui√ß√Ķes.

Cada institui√ß√£o tem seu pr√≥prio ambiente de acesso e o cadastro dos novos alunos ser√° feito pela equipe administrativa da escola ou Cmei j√° a partir de ter√ßa-feira, 19. A inser√ß√£o dos mesmos √© importante, tendo em vista que as atividades pedag√≥gicas para todas as modalidades ser√£o conduzidas pela plataforma, al√©m das a√ß√Ķes propostas no site e programa televisivo Conex√£o Escola.

Assim como foi feito no ano passado, as institui√ß√Ķes devem planejar, observando os protocolos de seguran√ßa, o atendimento aos educandos que n√£o tiverem acesso √†s ferramentas.

*Com informa√ß√Ķes Jornal o Hoje

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Com a chegada da vacina contra o coronav√≠rus ao munic√≠pio, Catal√£o come√ßou √†s 08 horas desta quarta-feira (20), a vacinar a popula√ß√£o do grupo priorit√°rio, composto por idosos que vivem em asilos e profissionais da sa√ļde que trabalham na linha de frente de combate ao v√≠rus. Momento hist√≥rico e muito aguardado por todos.

O início oficial da aplicação das doses aconteceu na sala de vacina do Centro Integrado da Mulher (CIM). Uma idosa de 107 anos, Sebastiana Inácio de Matos (moradora do Asilo São Vicente de Paulo), foi quem recebeu a primeira dose na cidade.

A t√©cnica de enfermagem, Walmira Borges de 51 anos, agredida em agosto do ano passado enquanto trabalhava no Hospital de Campanha da cidade, foi a segunda a ser imunizada. E o terceiro escolhido pela administra√ß√£o municipal para ter acesso ao ant√≠doto e tamb√©m marcar a abertura desse momento, foi o m√©dico infectologista e membro do Comit√™ de Preven√ß√£o, Orienta√ß√£o e Enfrentamento ao Coronav√≠rus ‚Äď COVID-19, dr. Franco Nero Trist√£o.

Representando o Prefeito Adib Elias e o vice Jo√£o Sebba, que se encontram afastados para tratamento e recupera√ß√£o da doen√ßa, o secret√°rio municipal de Sa√ļde falou da import√Ęncia e da alegria de viver esse momento. ‚ÄúA gente emociona porque somos todos seres humanos. Mas, o mais importante √© saber que realmente as primeiras pessoas imunizadas em Catal√£o j√° aconteceu‚ÄĚ, disse ele.

E a vacina√ß√£o continua. Todos os demais profissionais da sa√ļde que atuam diretamente no combate √† covid-19 dever√£o ser imunizados ainda hoje ou at√© que as doses sejam findadas. Quanto aos idosos em situa√ß√£o de asilo/abrigo, o munic√≠pio enviar√° equipes da Secretaria de Sa√ļde para que fa√ßam a aplica√ß√£o das doses nos abrigos da cidade. A ideia √© resguardar esse p√ļblico e facilitar o processo.

De acordo com o secret√°rio de Sa√ļde, o munic√≠pio seguir√° o protocolo e as prioridades estabelecidas pelo Minist√©rio da Sa√ļde e Governo do Estado.

Doses em Catal√£o

Ontem (19) Catal√£o recebeu 1,1 mil doses. Outras 1.100 devem ser encaminhadas ao munic√≠pio nos pr√≥ximos 14 ou at√© 44 dias. As vacinas j√° se encontram armazenadas na capital do estado para que os primeiros vacinados recebam a segunda dose. Cerca de 2.300 pessoas comp√Ķem o grupo da fase inicial. Nesse primeiro momento, o munic√≠pio n√£o vai abrir salas de vacina para o p√ļblico j√° que as doses s√£o limitadas.

ASCOM ‚Äď Prefeitura de Catal√£o.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Cerca de 3,5 milh√Ķes de benefici√°rios do aux√≠lio emergencial e do aux√≠lio emergencial extens√£o nascidos em setembro podem sacar a √ļltima parcela do benef√≠cio a partir desta¬†quarta-feira (20). Eles poder√£o sacar ou transferir os recursos da conta poupan√ßa social digital. Foram creditados cerca de R$ 2,4 bilh√Ķes para esses p√ļblicos nos ciclos 5 e 6 de pagamentos.

Desse total, cerca R$ 2,2 bilh√Ķes s√£o referentes √†s parcelas do aux√≠lio emergencial extens√£o e o restante, cerca de R$ 200 milh√Ķes, √†s parcelas do aux√≠lio emergencial.

O dinheiro havia sido depositado na conta poupança digital em 6 de dezembro para os beneficiários do ciclo 5 e em 21 de dezembro para os beneficiários do ciclo 6. Até agora, os recursos podiam ser movimentados apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos, de contas de água, luz e telefone, compras com o cartão virtual de débito pela internet e compras em estabelecimentos parceiros por meio de maquininhas com código QR (versão avançada do código de barras).

Os saques em dinheiro podem ser feitos nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências. (Agência Brasil)

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

O estado de Goi√°s registrou 2.075 casos de coronav√≠rus nas √ļltimas 24 horas, de acordo com a¬†Secretaria de Estado de Sa√ļde (SES).¬†Com os n√ļmeros desta ter√ßa-feira (19), o total de confirma√ß√Ķes chegou a 331.792. Existem ainda 284.191 casos suspeitos.

Não foi registrado nenhum óbito no período e o total de mortes permanece em 7.107. Além disso, 205 mortes ainda são investigadas. De acordo com a SES, 316.113 pessoas se recuperaram da doença, o que representa 96,3% dos atingidos. A taxa de letalidade é de 2,1%.

Coronavírus e faixa etária

O painel eletr√īnico feito pela SES mostra que a Covid-19 tem atingido mais as pessoas entre 30 e 39 anos.¬†Nessa faixa et√°ria foram registrados 23,9% dos infectados. Em segundo lugar vem aqueles com idade entre 20 e 29 anos, com 20,7%.

Por outro lado, as pessoas menos atingidas pelo coronav√≠rus mais de 80 anos, com 1,9% das confirma√ß√Ķes.¬†Em seguida vem a faixa de 10 a 14 anos, com 2%.

Com rela√ß√£o aos √≥bitos, o maior n√ļmero de registros est√° nas pessoas com idade entre 70 e 79 anos.¬†Essa faixa concentra 26% dos casos registrados. Em seguida vem a faixa acima dos 80 anos, com 25,1%.

A faixa etária na qual foram registrados menos óbitos é a de 10 a 14 anos (4 mortes), seguida da faixa de menores de 10 anos (11 mortes).

*Com informa√ß√Ķes: Mais Goi√°s¬†

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Acidente

Rafael Martins, morador de Buriti Alegre, morreu na tarde desta terça-feira (19) após sofrer um acidente na GO-210, trecho entre Corumbaíba e Nova Aurora.

O jovem voltava da região de Davinópolis, e bateu seu veículo Fiat Uno em um caminhão Mercedes Benz carregado de ração.

Às 05h00 da manhã de hoje o jovem compartilhou fotos da viagem de ida enquanto passava por Corumbaíba.

O motorista do caminh√£o n√£o se feriu.

Fonte: Hedson Arantes

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Com design moderno e arrojado, mostrando força e imponência, o novo grafismo tem como cores predominantes o Azul Riviera e o Verde Bandeira. Dentre os destaques da nova plotagem podemos citar a presença da faixa quadriculada, símbolo internacional da Polícia, comumente utilizado como um ícone de policiamento em todo mundo.

O novo grafismo veio da necessidade de adequação ao manual de identidade visual da PMGO. A troca pelo veículo do modelo Duster, foi acatada pela SSPGO tendo em vista a necessidade de primar pela segurança dos policiais, respeitando sempre a Lei de Abuso de Autoridade na condução e mantenimento da integridade dos detidos.

Pol√≠cia Militar do Estado de Goi√°s: Patrim√īnio dos Goianos!

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
SUBIR P√ĀGINA