CATEGORIA: Segurança

Uma a√ß√£o da Pol√≠cia Militar (PM), com o apoio da Pol√≠cia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal e Superintend√™ncia Municipal de Tr√Ęnsito de Catal√£o, foi realizada ontem, quinta-feira (17), em Catal√£o e cidades da regi√£o.

Conforme a PM, durante a opera√ß√£o, denominada ‚ÄúFecha Goi√°s III‚ÄĚ, foram feitos bloqueios, abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, pessoas conduzindo ve√≠culos em atitude suspeitas, dentre outros. Ainda segundo a pol√≠cia, durante a opera√ß√£o, um ve√≠culo que havia sido furtado foi recuperado.

De acordo com o 18¬į Batalh√£o Pol√≠cia Militar, o balan√ßo final da opera√ß√£o, que contou com a participa√ß√£o de 55 pessoas e teve 10 horas de dura√ß√£o, apresentou:

174 pessoas abordadas;

92 veículos fiscalizados;

22 estabelecimentos comerciais;

01 veículo recuperado;

05 veículos apreendidos;

05 Notifica√ß√Ķes;

A operação fez parte de mais uma ação das forças policiais no combate à criminalidade em Catalão e região.

Fonte: 18¬ļ BPM

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Goi√°s

Um professor de Medicina Veterin√°ria da Universidade Federal de Goi√°s (UFG), da regional de Jata√≠, no sudoeste goiano, foi denunciado pelo Minist√©rio P√ļblico Federal em Goi√°s (MPF-GO) por abusar sexualmente de uma orientada, em Goi√Ęnia.

A v√≠tima fez a den√ļncia em abril deste ano, relatando o ocorrido em dezembro de 2016 √† Pol√≠cia Civil.

Conforme depoimento da vítima, o estupro ocorreu em um apartamento da capital, onde eles estavam hospedados para participar de um congresso. Segundo o relato, ela estava dormindo e acordou em decorrência do ato.

O procurador da rep√ļblica Jo√£o de Medeiros, autor da den√ļncia, esclareceu que as investiga√ß√Ķes apontaram que o professor usou de sua condi√ß√£o de superior para aliciar a v√≠tima.

‚ÄúFicou caracterizada a situa√ß√£o de assedio por ele usar da sua condi√ß√£o de professor para obter favorecimento sexual. Mesmo que o favorecimento n√£o seja alcan√ßado j√° caracteriza. Consta nas investiga√ß√Ķes que ele teria encaminhado mensagens e abordado a v√≠tima com esse intuito‚ÄĚ, disse ao site de not√≠cias¬†G1.

J√° a den√ļncia por estupro de vulner√°vel ficou caracterizada pela v√≠tima estar em condi√ß√Ķes que impediam qualquer defesa dela. ‚ÄúNo caso de estar fora de si ou dormindo, como ela relatou, n√£o tem como resistir. No que consta ela estava dormindo quando houve a pratica, veio a acordar na const√Ęncia do ato‚ÄĚ, esclareceu.

O site de notícias G1 entrou em contato com a UFG por telefone e e-mail, nesta tarde, e aguarda um posicionamento da Universidade.

G1 Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Esporte

No dia 28 de agosto ter√° in√≠cio a Terceira Divis√£o do Campeonato Goiano com a participa√ß√£o de 11 equipes que brigam por 2 vagas para a Divis√£o de Acesso na pr√≥xima temporada. A principal novidade entras as equipes est√° a presen√ßa do Abecat ‚Äď Associa√ß√£o Beneficente Esportiva Catalana.

Fundado em 2007, a Abecat sempre trabalhou com a forma√ß√£o e revela√ß√£o de jogadores em suas escolinhas. No ano passado decidiu se filiar a Federa√ß√£o Goiana de Futebol e se profissionalizar. O time √© de Catal√£o, mas vai mandar seus jogos em uma dist√Ęncia de 34 km, no Est√°dio Municipal Luiz Benedito, no munic√≠pio de Ouvidor, devido a uma parceria com a prefeitura local.

Em seu primeiro ano disputando as categorias de base do Goianão, a Abecat levantou o trofeu de campeão da 2ª Divisão Sub-19 e na próxima temporada vai enfrentar Goiás, Vila Nova, Trindade e Atlético que foram os destaques na 1ª Divisão em 2017.

Em rela√ß√£o aos profissionais a diretoria do novo clube espera fazer bonito na Terceira Divis√£o e sonha em estar na elite do futebol estadual em duas temporadas. ‚ÄúSomos um clube formador de atletas e temos alguns j√° no Corinthians e Gr√™mio. Agora estamos dando um passo para levar o time ‚Äď tudo dentro de muito planejamento para a Primeira Divis√£o‚ÄĚ, destacou Diego Hil√°rio que √© o presidente do Abecat.

Nomes de peso e acostumados a jogar no Campeonato Goiano já estão acertados como o artilheiro Nonato e o meia Elias que estavam na Anapolina. Outros jogadores já estão treinando como Robson (zagueiro ex-Aparecidense) e o goleiro Luan (ex-Goianésia). O time será comandado por Rogério Henrique que dirigiu a Patrocinense no Modulo II do Campeonato Mineiro.

Outros clubes

O Campeonato Goiano da 3ª Divisão terá na fase de classificação a divisão das equipes em dois grupos com os dois melhores avançando para a fase semifinal.

Grupo A: Pires do Rio, Itaberaí, Cadas, Bom Jesus e Abecat

Grupo B: Raça, União Inhumas, Mineiros, Jataiense, Jaraguá e Ceres

1ª Rodada

- Bom Jesus x Abecat

- Caldas x Itaberaí

- Jaragu√° x Ceres

- União Inhumas x Raça

- Jataiense x Mineiros

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

O Contran (Conselho Nacional de Tr√Ęnsito) decidiu antecipar a implanta√ß√£o, pelos estados, da nova CNH-e (Carteira Nacional de Habilita√ß√£o Eletr√īnica). Por meio de uma pequena altera√ß√£o no texto legal em vigor desde julho deste ano, o conselho respons√°vel por regulamentar as normas de tr√Ęnsito estabeleceu que os √≥rg√£os estaduais devem implantar o novo sistema at√© 1¬ļ de fevereiro.

Pela Resolu√ß√£o 684, de 25 de julho, os √≥rg√£os e entidades de tr√Ęnsito dos estados e do Distrito Federal deveriam estar aptos a fornecer e fiscalizar a Carteira Nacional de Habilita√ß√£o Eletr√īnica a partir de 1¬ļ de fevereiro de 2018. J√° a Resolu√ß√£o 687, publicada no Di√°rio Oficial da Uni√£o desta quarta-feira (16), estabelece que os estados devem estar aptos a faz√™-lo at√© 1¬ļ de fevereiro de 2018. As informa√ß√Ķes s√£o da Ag√™ncia Brasil.

Segundo a assessoria do Minist√©rio das Cidades, pasta respons√°vel por coordenar o Sistema Nacional de Tr√Ęnsito, a antecipa√ß√£o foi aprovada em virtude da conclus√£o do aplicativo para aparelhos do tipo smartphone. Com a mudan√ßa, os Detrans (departamentos de Tr√Ęnsito) podem come√ßar a testar a emiss√£o do documento digital -que ser√° opcional, uma vez que a habilita√ß√£o impressa continuar√° a ser emitida.

O aplicativo desenvolvido pelo Serpro (Servi√ßo Federal de Processamento de Dados) permitir√° aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio de seus pr√≥prios telefones celulares. O documento digital ter√° a mesma validade da habilita√ß√£o f√≠sica, que continuar√° sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de tr√Ęnsito estaduais.

Os agentes de tr√Ęnsito poder√£o checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que far√° a leitura do QRCode (do ingl√™s, C√≥digo de Resposta R√°pida). Assim, o condutor que tiver aderido ao modelo digital poder√° apresent√°-lo a qualquer autoridade de tr√Ęnsito, evitando multas caso tenha esquecido ou perdido o documento impresso.

“Os Detrans que tiverem interesse j√° podem iniciar seus testes e se adequarem, com anteced√™ncia, √† data prevista para entrada em vigor da [nova] resolu√ß√£o, 1¬ļ de fevereiro”, informou o Minist√©rio das Cidades, acrescentando ainda n√£o ter um diagn√≥stico sobre os preparativos estaduais para implementar o sistema, ainda em fase de testes.

Um projeto-piloto começa a funcionar no próximo mês, em Goiás. Escolhido para o desenvolvimento da experiência, o estado deve começar a disponibilizar a CNH-e a todos os motoristas que solicitarem permissão provisória, renovação, adição de categoria e emissão de segunda via a partir do próximo mês.

Junto à versão digital, os interessados continuarão recebendo o antigo modelo, impresso. Segundo o Detran-GO, o novo sistema não acarretará qualquer mudança na rotina dos cidadãos, nem gerará custos adicionais aos motoristas.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) abriu nesta semana as inscri√ß√Ķes para o concurso p√ļblico para contrata√ß√£o de servidores t√©cnico-administrativos.

São disponibilizadas 15 vagas para as unidades de Campos Belos, Ceres, Cristalina, Iporá, Morrinhos, Posse, Trindade e Urutaí.

As vagas s√£o para os cargos de:

Assistente de Alunos;

Auxiliar em Administração;

Auxiliar de Biblioteca;

Assistente de Laboratório;

Assistente em Administração;

T√©cnico em Edifica√ß√Ķes;

T√©cnico de Laborat√≥rio ‚Äď √°rea Ci√™ncias;

T√©cnico de Laborat√≥rio ‚Äď √°rea Edifica√ß√Ķes;

T√©cnico de Laborat√≥rio ‚Äď √°rea Eletrot√©cnica;

T√©cnico de Laborat√≥rio ‚Äď √°rea Qu√≠mica;

Administrador;

 Médico Veterinário.

¬†As inscri√ß√Ķes s√£o feitas via internet, clicando no link a seguir¬†(Inscri√ß√£o)¬†at√© as 23h59 do dia 14 de setembro. Os sal√°rios variam de R$ 1.945,07 a R$ 4.180,66. Conforme a Coordena√ß√£o-Geral de Comunica√ß√£o do IF Goiano, as provas objetivas ser√£o realizadas no dia 1¬į de outubro e o resultado final do concurso ser√° divulgado no dia 22 de novembro.

Segundo o instituto, o concurso ser√° realizado em etapa √ļnica, com prova objetiva do tipo muŐĀltipla escolha, com quatro alternativas, das quais apenas uma eŐĀ a correta.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Acidente

Na manh√£ desta quarta-feira (16), por volta das 10h, foi registrado um grave acidente de tr√Ęnsito envolvendo uma caminhonete¬†√© uma motocicleta. O condutor da moto teve escoria√ß√Ķes e o passageiro, atingido pela caminhonete, ficou gravemente ferido. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao pronto-socorro da Santa Casa, mas n√£o resistiu aos ferimentos.

A vítima fatal foi identificada como Benedito Pereira da Luz, de 85 anos.

 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Goi√°s

As altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar e longo período sem chuvas colocam Goiás no nível mais elevado do prognóstico de risco de fogo, conforme demonstra o mapa elaborado pela corporação com base nos dados emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goi√°s, por meio da¬†Opera√ß√£o Cerrado Vivo, alerta a popula√ß√£o para a suspens√£o do uso de fogo em qualquer tipo de vegeta√ß√£o, pois as condi√ß√Ķes s√£o muito prop√≠cias para a ocorr√™ncia de inc√™ndio florestal, com r√°pida e violenta propaga√ß√£o, colocando em risco a vida o patrim√īnio e causando s√©rios danos ambientais.

As informa√ß√Ķes e alertas de risco de fogo s√£o divulgadas semanalmente no¬†site¬†e em publica√ß√Ķes nas redes sociais, bem como por meio de placas instaladas pela corpora√ß√£o em √°reas priorit√°rias ou diretamente na p√°gina do INPE.

Comunicação Bombeiros Goiás

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail

Pol√≠cia Militar em Catal√£o, realiza a pris√£o de suspeitos por recepta√ß√£o, associa√ß√£o criminosa, posse irregular de arma de fogo e furto em resid√™ncia no Bairro S√£o Jo√£o. As equipes da Pol√≠cia Militar ap√≥s visualizarem ve√≠culo VW gol de cor branca com caracter√≠sticas de autom√≥vel utilizado na pr√°tica de furtos e roubos na Cidade de Catal√£o. O ve√≠culo foi abordado e durante busca veicular foram encontrados v√°rios objetos de origem duvidosa dos quais um PlayStation, bijuterias e tr√™s muni√ß√Ķes calibre 38 intactas.

E durante buscas nas resid√™ncias dos suspeitos foram localizados outros objetos produtos de furto dos quais uma ‚Äúcarretinha‚ÄĚ com restri√ß√£o de furto, dois motores de embarca√ß√£o, forno el√©trico e outros.

Assim os suspeitos de 19, 21, 27 anos e os menores infratores foram encaminhados juntamente com os objetos recuperados a Delegacia de Polícia Civil para realização dos procedimentos cabíveis.

Texto e foto: 18¬ļ BPM

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

O pagamento do abono salarial calendário 2017/2018 para os trabalhadores nascidos no mês de agosto começa na próxima quinta-feira (17). Os valores variam de R$ 79 a R$ 937, conforme o tempo de trabalho durante o ano passado. Ao todo, serão disponibilizados R$ 1.345.868.159,00 para 1.891.031 de trabalhadores.

Os titulares de conta individual na Caixa com saldo acima de R$ 1,00 e movimentação receberão o crédito automático nesta terça-feira (15).

Os pagamentos, que s√£o realizados conforme o m√™s de nascimento do trabalhador, tiveram in√≠cio em julho com os nascidos naquele m√™s. Os recursos de todos os benefici√°rios ficam dispon√≠veis at√© 29 de junho de 2018. A Caixa disponibiliza R$ 15,7 bilh√Ķes para 22,1 milh√Ķes de benefici√°rios em todo o calend√°rio.¬†

O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207.

Tem direito ao benef√≠cio o trabalhador inscrito no Programa de Integra√ß√£o Social (PIS) ou no Programa de Forma√ß√£o do Patrim√īnio do Servidor P√ļblico (PASEP) h√° pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remunera√ß√£o mensal m√©dia de at√© dois sal√°rios m√≠nimos. Tamb√©m √© necess√°rio que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Rela√ß√£o Anual de Informa√ß√Ķes Sociais (RAIS), ano-base 2016.

Quem possui o Cart√£o do Cidad√£o e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lot√©rica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento da Caixa. Caso n√£o tenha o Cart√£o do Cidad√£o e n√£o tenha recebido automaticamente em conta Caixa, o valor pode ser retirado em qualquer ag√™ncia da Caixa, apresentando o documento de identifica√ß√£o. O trabalhador com v√≠nculo √† empresa p√ļblica possui inscri√ß√£o PASEP e recebe o pagamento pelo Banco do Brasil.

Fonte: Portal Brasil Brasil, com informa√ß√Ķes da¬†Caixa Econ√īmica Federal¬†

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail

Um rapaz de 18 anos de idade foi baleado na noite de ontem, segunda-feira (14), por volta das 22h34, na rua Rodolfo Lucas, bairro Teot√īnio Vilela em Catal√£o.

O Corpo de Bombeiros e a Pol√≠cia Militar foram acionados e o jovem foi encaminhado com vida ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catal√£o. Dado o grave estado de sa√ļde do jovem, ele foi encaminhado para um hospital da cidade de Goi√Ęnia.

A Polícia Civil, que também compareceu ao local, não informou maiores detalhes sobre a ocorrência. O caso será investigado para identificar os possíveis suspeitos e a motivação da ação criminosa.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Acidente

O acidente ocorreu no in√≠cio da manh√£ deste domingo (13), no km 304 da BR 050, cerca de 24 quil√īmetros distante de Catal√£o em dire√ß√£o a Minas Gerais, no local conhecido como “Curva do S”.

Três veículos transitavam sentido Catalão x Araguari quando, o VW/Saveiro Cross, placas de Araguari/MG, colidiu na traseira do GM/Corsa, placas de Catalão e posteriormente colidiu também na traseira de um caminhão Scania/G 420, placas de Rinópolis/SP

Com o impacto a traseira do GM/Corsa ficou bastante danificada além da frente da VW/Saveiro.


Os tr√™s condutores foram submetidos ao teste de “Baf√īmetro”, sendo que, o motorista da VW/Saveiro de 31 anos e da Scania de 57 anos tiveram resultado positivo, onde o equipamento apontou o teor de 0,13 e 0,09 mg de √°lcool por litro de ar expelido respectivamente. Como n√£o h√° toler√Ęncia atualmente, ambos foram autuados por dirigirem sob efeito de √°lcool.

O acidente deixou 6 vítimas com ferimentos leves, sendo 5 do GM/Corsa e 1 do VW/Saveiro. O motorista da Scania não se feriu.

O resgate foi feito por ambul√Ęncias do Corpo de Bombeiros, SAMU e MGO Rodovias. Equipes da PRF e concession√°ria da rodovia fizeram a sinaliza√ß√£o do local, controle do tr√Ęnsito, remo√ß√£o dos ve√≠culos e registro do acidente.

Fonte: PRF

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
SUBIR P√ĀGINA