CATEGORIA: Notícia

0

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a covid-19. As primeiras remessas serão enviadas na sexta-feira para Brasil e Marrocos, disse o secretário de Relações Exteriores da Índia,  Harsh Vardhan Shringla, nesta quinta-feira (21/1) à Reuters.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, compartilhou a informação pelas redes sociais. 

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo.

O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, a Índia enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

O secretário disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que a capacidade de produção da Índia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia.

“Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito.

“O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando por Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou.

Doses

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou em entrevista coletiva na segunda-feira  que a conclusão da viagem para trazer um carregamento de vacinas importadas da Índia deveria ter uma resolução ainda “nesta semana”.

“Estamos contando com essas 2 milhões de doses para que a gente possa atender mais ainda a população”, informou Pazuello na ocasião.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais sobre a decisão do governo da Índia de liberar as exportações de vacina contra a covid-19 e elogiou o trabalho do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e dos servidores do Itamaraty. (Agência Brasil)

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Esporte

No encerramento da décima primeira rodada do Goianão, Crac e Vila Nova ficaram no empate na tarde desta quinta-feira (21/1). No Estádio Durval Ferreira Franco, em Ipameri, as equipes ficaram no 1 a 1. Saimon, para o Tigre, e Alef, para o Leão, fizeram os gols da partida. Com o resultado, o Colorado chegou aos 13 pontos conquistados, enquanto que o clube catalano foi aos 14 pontos.

As duas equipes voltam a campo pelo Goianão na próxima quarta-feira (28). O Tigre receberá, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o Goiânia, enquanto que o Leão do Sul, novamente em Ipameri, encara o Atlético. Porém, o time vilanovense entra em campo outras três vezes antes da última rodada do estadual. Serão jogos pela Série C, pelo Brasileirão de Aspirantes e pela Copa Verde.

O jogo

Depois de mais de 10 meses, Crac e Vila Nova finalmente fizeram suas “reestreias” pelo Campeonato Goiano. Apesar de estar jogando na cidade de Ipameri, o Leão do Sul estava à vontade, como se estivesse mesmo em casa, no Estádio Genervino da Fonseca.

Nos primeiros minutos, o que mais se viu foram escanteios para o time celeste. Porém, as cobranças do meia Thiago Potiguar não encontraram quem as colocasse para o fundo das redes de Fabrício.

Mas a primeira etapa não contou com muitas chegas às metas defendidas por Édson e Fabrício. A única oportunidade real de gol saiu dos pés de João Pedro. Aos 48, após tabelar com Gilsinho, o lateral-esquerdo Mário Henrique foi à linha se fundo e cruzou para o camisa 7, que, livre de marcação, perdeu uma chance incrível.

Na etapa complementar, as equipes voltaram com mais vontade, mas as finalizações continuavam raras, tanto que a primeira a aparecer foi justamente a do gol.

Na marca de 21 minutos, o Tigre conseguiu tirar o zero do placar. Após uma saída de bola errada do goleiro Édson, o zagueiro Saimon, do meio-campo, ao ver que o arqueiro estava fora do gol, resolveu arriscar. A finalização foi certeira e encobriu o goleirão, que ficou no chão, lamentando o golaço do time vilanovense.

No finzinho, o Crac ainda teve mais uma chance de empatar. Mas, Lê Santos, livre, chutou fraco e viu Fabrício fazer a defesa com facilidade. 

Quando a vitória do Vila parecia o resultado mais provável, o Crac conseguiu o empate. Aos 46, Alef, depois de cobrança de escanteio de Davi Ceará, subiu sozinho e marcou de cabeça.

Substituição na arbitragem

Antes do início da partida, Wilton Pereira Sampaio, que estava escalado para apitar o jogo em Ipameri, teve de ser substituído. Isso porque o árbitro, que integra o quadro da FIFA, testou positivo para a Covid-19. Assim, em uma audiência pública, a Federação Goiana de Futebol (FGF) definiu o nome de Eduardo Tomaz para comandar o trio de arbitragem, que teve os auxiliares de Wilton Pereira Sampaio mantidos. 

Ficha técnica
Crac 1×1 Vila Nova

Data: 21 de janeiro de 2021
Horário: 15h30
Local: Estádio Durval Ferreira Franco, em Ipameri (GO)

Gol: Alef (46’/2T) – CRA; Saimon (22’/2T) – VIL

Árbitro: Eduardo Tomaz (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (FIFA/GO) e Bruno Pires (FIFA/GO)

Crac: Edson; Lê Santos, Maicon, Nilo e Wesley; Amorim, Bruno Menezes (Henrique), Flávio (Iago) e Thiago Potiguar (Davi Ceará); Gabriel Barcos (Fidel) e Tiarinha (Alef). Técnico: Carlos Rabelo

Vila Nova: Fabrício; Jonh Lennon (Edson), Saimon, Danrlei e Mário Henrique; Pedro Bambu, Éder, João Pedro e Emanuel Biancucchi (Rodrigo Alves (Willian Formiga)); Rafhael Lucas (Marcos Paulo) e Gilsinho (Hugo Sanches). Técnico: Márcio Fernandes. 

*Com informações Jornal o Hoje

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de medicamentos contrabandeados do Paraguai na tarde desta quarta-feira (20) na BR-153, em Itumbiara, na região sul do estado.

Produtos utilizados em estética facial como linha de sustentação e ampolas foram encontrados nas bagagens de mãos e no bagageiro de um ônibus com um passageiro de 29 anos.

De acordo com o responsável pela carga, os produtos foram adquiridos em Cidade Del Leste, no Paraguai, e seriam distribuídos para clínicas de estética em Goiânia.

A carga, que é de origem israelense, está avaliada em cerca de R$ 100 mil, tem comercialização proibida no Brasil.

O homem foi preso e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Goiânia.

Fonte: PRF

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Um casal foi levado, nesta quarta-feira (20), para a delegacia após deixar os três filhos pequenos sozinhos em casa, no Setor Vila Finsocial, em Goiânia. Segundo a Polícia Militar, as crianças têm entre 3 e 7 anos, sendo que a mais velha possui deficiência mental. Conforme o tenente Kleber Martins Ferreira, o local estava muito sujo, com lixo espalhado e comida estragada.

“As crianças estavam com fome. Nisso, eu saí para buscar uma comida para elas com um comerciante da região. Quando retornei, a mãe havia aparecido e nós demos voz de prisão e levamos ela pra delegacia. Mais tarde, voltamos até a casa e o pai foi encontrado deitado no sofá ouvindo música. Ele também foi levado à delegacia”, disse o policial.

A Polícia Militar informou que, durante um patrulhamento de rotina, foi abordada pelos moradores da região. Eles relataram aos policiais que as crianças estavam em uma situação precária de alimentação e higiene.

Segundo o tenente, além de não ter nenhum adulto no local quando a equipe chegou, a casa estava com odor forte de urina.

Os policias levaram o casal até a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Já as crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar, que irão encaminhá-las para um abrigo. A PM informou que o casal pode responder pelo crime de negligência e abandono de incapaz. Porém, só a PC poderá definir se eles serão responsabilizados.

*Com informações G1 Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Esporte

A Federação Goiana de Futebol (FGF) anunciou por meio de seu site oficial uma mudança na tabela do Campeonato Goiano 2020. O torneio foi retomado na última semana na 11ª rodada e ela vai ser completada nesta quinta-feira (21/1) com o duelo entre Crac e Vila Nova, porém a alteração foi feita na 12ª e última rodada da primeira fase. Os seis jogos estavam previstos para a quarta-feira (27/1), mas foram transferidos para quinta-feira (28/1).

A mudança foi realizada por conta das partidas dos representantes goianos nas oitavas de final da Copa Verde. Atlético Goianiense e Vila Nova entram em campo na segunda-feira (25/1). A Aparecidense, que no momento do fechamento desta matéria, está jogando, também pode chegar a fase seguinte e também teria que atuar no mesmo dia, só que fora de casa contra o Cuiabá-MT.

As partidas da 12ª rodada da primeira fase, todos serão realizados às 15h30 (horário de Brasília):

Iporá x Anápolis

Anapolina x Grêmio Anápolis

Aparecidense x Jaraguá

Vila Nova x Goiânia

Crac x Atlético-GO

Goianésia x Goiás

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

As aulas das escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) têm início na próxima quinta-feira (25). Os educandos, inicialmente, serão atendidos de forma virtual, através das ferramentas proporcionadas pelo programa Conexão Escola e Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avah).

O retorno às atividades presenciais se dará conforme a evolução do quadro epidemiológico e avaliação conjunta com as autoridades sanitárias. As orientações quanto à organização administrativa e pedagógica já foram enviadas às instituições.

Cada instituição tem seu próprio ambiente de acesso e o cadastro dos novos alunos será feito pela equipe administrativa da escola ou Cmei já a partir de terça-feira, 19. A inserção dos mesmos é importante, tendo em vista que as atividades pedagógicas para todas as modalidades serão conduzidas pela plataforma, além das ações propostas no site e programa televisivo Conexão Escola.

Assim como foi feito no ano passado, as instituições devem planejar, observando os protocolos de segurança, o atendimento aos educandos que não tiverem acesso às ferramentas.

*Com informações Jornal o Hoje

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Com a chegada da vacina contra o coronavírus ao município, Catalão começou às 08 horas desta quarta-feira (20), a vacinar a população do grupo prioritário, composto por idosos que vivem em asilos e profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate ao vírus. Momento histórico e muito aguardado por todos.

O início oficial da aplicação das doses aconteceu na sala de vacina do Centro Integrado da Mulher (CIM). Uma idosa de 107 anos, Sebastiana Inácio de Matos (moradora do Asilo São Vicente de Paulo), foi quem recebeu a primeira dose na cidade.

A técnica de enfermagem, Walmira Borges de 51 anos, agredida em agosto do ano passado enquanto trabalhava no Hospital de Campanha da cidade, foi a segunda a ser imunizada. E o terceiro escolhido pela administração municipal para ter acesso ao antídoto e também marcar a abertura desse momento, foi o médico infectologista e membro do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus – COVID-19, dr. Franco Nero Tristão.

Representando o Prefeito Adib Elias e o vice João Sebba, que se encontram afastados para tratamento e recuperação da doença, o secretário municipal de Saúde falou da importância e da alegria de viver esse momento. “A gente emociona porque somos todos seres humanos. Mas, o mais importante é saber que realmente as primeiras pessoas imunizadas em Catalão já aconteceu”, disse ele.

E a vacinação continua. Todos os demais profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à covid-19 deverão ser imunizados ainda hoje ou até que as doses sejam findadas. Quanto aos idosos em situação de asilo/abrigo, o município enviará equipes da Secretaria de Saúde para que façam a aplicação das doses nos abrigos da cidade. A ideia é resguardar esse público e facilitar o processo.

De acordo com o secretário de Saúde, o município seguirá o protocolo e as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

Doses em Catalão

Ontem (19) Catalão recebeu 1,1 mil doses. Outras 1.100 devem ser encaminhadas ao município nos próximos 14 ou até 44 dias. As vacinas já se encontram armazenadas na capital do estado para que os primeiros vacinados recebam a segunda dose. Cerca de 2.300 pessoas compõem o grupo da fase inicial. Nesse primeiro momento, o município não vai abrir salas de vacina para o público já que as doses são limitadas.

ASCOM – Prefeitura de Catalão.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Cerca de 3,5 milhões de beneficiários do auxílio emergencial e do auxílio emergencial extensão nascidos em setembro podem sacar a última parcela do benefício a partir desta quarta-feira (20). Eles poderão sacar ou transferir os recursos da conta poupança social digital. Foram creditados cerca de R$ 2,4 bilhões para esses públicos nos ciclos 5 e 6 de pagamentos.

Desse total, cerca R$ 2,2 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial extensão e o restante, cerca de R$ 200 milhões, às parcelas do auxílio emergencial.

O dinheiro havia sido depositado na conta poupança digital em 6 de dezembro para os beneficiários do ciclo 5 e em 21 de dezembro para os beneficiários do ciclo 6. Até agora, os recursos podiam ser movimentados apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos, de contas de água, luz e telefone, compras com o cartão virtual de débito pela internet e compras em estabelecimentos parceiros por meio de maquininhas com código QR (versão avançada do código de barras).

Os saques em dinheiro podem ser feitos nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências. (Agência Brasil)

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

O estado de Goiás registrou 2.075 casos de coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com os números desta terça-feira (19), o total de confirmações chegou a 331.792. Existem ainda 284.191 casos suspeitos.

Não foi registrado nenhum óbito no período e o total de mortes permanece em 7.107. Além disso, 205 mortes ainda são investigadas. De acordo com a SES, 316.113 pessoas se recuperaram da doença, o que representa 96,3% dos atingidos. A taxa de letalidade é de 2,1%.

Coronavírus e faixa etária

O painel eletrônico feito pela SES mostra que a Covid-19 tem atingido mais as pessoas entre 30 e 39 anos. Nessa faixa etária foram registrados 23,9% dos infectados. Em segundo lugar vem aqueles com idade entre 20 e 29 anos, com 20,7%.

Por outro lado, as pessoas menos atingidas pelo coronavírus mais de 80 anos, com 1,9% das confirmações. Em seguida vem a faixa de 10 a 14 anos, com 2%.

Com relação aos óbitos, o maior número de registros está nas pessoas com idade entre 70 e 79 anos. Essa faixa concentra 26% dos casos registrados. Em seguida vem a faixa acima dos 80 anos, com 25,1%.

A faixa etária na qual foram registrados menos óbitos é a de 10 a 14 anos (4 mortes), seguida da faixa de menores de 10 anos (11 mortes).

*Com informações: Mais Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Acidente

Rafael Martins, morador de Buriti Alegre, morreu na tarde desta terça-feira (19) após sofrer um acidente na GO-210, trecho entre Corumbaíba e Nova Aurora.

O jovem voltava da região de Davinópolis, e bateu seu veículo Fiat Uno em um caminhão Mercedes Benz carregado de ração.

Às 05h00 da manhã de hoje o jovem compartilhou fotos da viagem de ida enquanto passava por Corumbaíba.

O motorista do caminhão não se feriu.

Fonte: Hedson Arantes

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Com design moderno e arrojado, mostrando força e imponência, o novo grafismo tem como cores predominantes o Azul Riviera e o Verde Bandeira. Dentre os destaques da nova plotagem podemos citar a presença da faixa quadriculada, símbolo internacional da Polícia, comumente utilizado como um ícone de policiamento em todo mundo.

O novo grafismo veio da necessidade de adequação ao manual de identidade visual da PMGO. A troca pelo veículo do modelo Duster, foi acatada pela SSPGO tendo em vista a necessidade de primar pela segurança dos policiais, respeitando sempre a Lei de Abuso de Autoridade na condução e mantenimento da integridade dos detidos.

Polícia Militar do Estado de Goiás: Patrimônio dos Goianos!

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
SUBIR PÁGINA