ÔĽŅ

CATEGORIA: Notícias

O¬†Senado¬†aprovou¬†hoje¬†(2) um Projeto de Lei (PL) que¬†suspende¬†o ajuste anual de pre√ßos de medicamentos e de planos e seguros privados de assist√™ncia √† sa√ļde. De acordo com o projeto, os pre√ßos de¬†medicamentos¬†ficam¬†congelados¬†por 60 dias e o de¬†planos de sa√ļde¬†por 120 dias. O projeto vai √† C√Ęmara dos Deputados.

O autor do projeto, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) havia proposto o prazo de 120 dias tamb√©m para os medicamentos, mas o relator, Conf√ļcio Moura (MDB-RO), lembrou que j√° existe uma¬†Medida Provis√≥ria¬†(MP) congelando o pre√ßo dos rem√©dios. Por isso, ele alterou o prazo para 60 dias, somando-se aos 60 dias firmados pela MP.

V√°rios senadores mostraram indigna√ß√£o com o aumento de pre√ßos no setor. ‚ÄúTemos v√°rios setores no Brasil fazendo um esfor√ßo grande para dar sua contribui√ß√£o nessa pandemia. E n√£o √© justo que tenhamos aumento de plano de sa√ļde e de medicamento quando estamos com o mundo em recess√£o‚ÄĚ, disse Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Fonte: Mais Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

A fim de reduzir os riscos √†¬†sa√ļde¬†causados pelo aumento da exposi√ß√£o¬†t√≥xica¬†por¬†produtos de limpeza¬†no pa√≠s, a¬†Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria¬†(Anvisa) divulgou a¬†Nota T√©cnica (NT) 11/2020, que alerta a popula√ß√£o sobre o crescimento dos casos de¬†intoxica√ß√£o.

De acordo com a Anvisa, embora n√£o haja informa√ß√Ķes que demonstrem o v√≠nculo definitivo entre a exposi√ß√£o e os esfor√ßos de¬†higieniza√ß√£o¬†e desinfec√ß√£o para evitar a dissemina√ß√£o da¬†covid-19, parece haver uma associa√ß√£o temporal com o aumento do uso dos produtos.

O documento orienta tamb√©m sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanit√°rios, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que cont√™m subst√Ęncias ou prepara√ß√Ķes destinadas √† higieniza√ß√£o e √† desinfec√ß√£o.

A nota foi elaborada com base nos dados dos Centros de Informa√ß√£o e Assist√™ncia Toxicol√≥gica (CIATox). ‚ÄúPara se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxica√ß√£o, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxica√ß√£o devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo per√≠odo de 2019, e de 33,68%, com rela√ß√£o a 2018‚ÄĚ, informa a Anvisa.

Crianças

No que se refere √†s crian√ßas, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em rela√ß√£o a 2019 e 2018, respectivamente. De acordo com a Ag√™ncia, os n√ļmeros mostram que os acidentes dom√©sticos envolvendo exposi√ß√£o t√≥xica a subst√Ęncias qu√≠micas s√£o mais frequentes com o p√ļblico infantil e, portanto, h√° necessidade de dispensar mais cuidados √†s crian√ßas.

Orienta√ß√Ķes b√°sicas

1- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.

2- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e n√£o etiquetados.

3- Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.

4- N√£o deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no ch√£o dos banheiros.

5- Leia e siga as instru√ß√Ķes descritas no r√≥tulo de cada produto.

6- Evite a mistura de produtos químicos.

7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.

8- Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com res√≠duos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separ√°-las do lixo org√Ęnico.

Fonte: Mais Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Um carro roubado nos primeiros minutos deste domingo (05), em Brasília, foi recuperado pela PRF no início da noite deste domingo, na BR 364 em Jataí. Um homem, de 29 anos, foi preso por roubo qualificado.

Tudo começou quando agentes da corporação abordaram um VW Polo e, com placas de Brasília, o motorista (29) não portava documentos pessoais e nem do veículo.

Após consultar os sistemas policias, a PRF constatou que havia registro de ocorrência de roubo do carro na capital federal.

O homem foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes. Em seguida seguida a polícia entrou em contato com o proprietário do veículo em Brasília quando ele informou o roubo.

De acordo com a vítima,
ele e uma amiga estavam no interior do veículo que estava parado no estacionamento da Torre de TV, localizado no Plano Piloto, quando foram rendidos por dois homens, armados com faca e arma de fogo.

Eles foram convidados a descerem do carro e foram levados seus documentos pessoais, cart√Ķes banc√°rios e dinheiro.

Fonte: PRF

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Um homem de 48 anos morreu ap√≥s ser picado por abelhas enquanto pescava em uma represa em Acre√ļna, no sudoeste do Estado. O caso aconteceu por volta das 16h deste domingo (05) na BR 060 a cerca de quatro quil√īmetros do centro do munic√≠pio.

A v√≠tima, um pedreiro morador de Acre√ļna, saiu com dois amigos para pescar em uma represa que fica √†s margens da BR 060 quando foram atacados por um enxame de abelhas.

Ao ser picado pelos insetos, o pedreiro pegou sua motocicleta e tentou buscar socorro na cidade mas n√£o conseguiu.

Ele ainda percorreu cerca de dois quil√īmetros na rodovia quando encostou o veiculo no canteiro central da via e deitou no canteiro central da BR.

Uma equipe do SAMU foi acionada mas não resistiu às picadas das abelhas e morreu no local.

Os outros companheiros da vítima também foram atacados pelos insetos mas sem gravidade.

Fonte: PRF 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Cl√≠nicas de est√©tica, consult√≥rios odontol√≥gicos e servi√ßos de beleza s√£o suspensos em Goi√°s ‚ÄĒ Foto: Divulga√ß√£o

O decreto estadual que lista as atividades econ√īmicas que devem fechar em Goi√°s a partir de quinta-feira (19) inclui servi√ßos de beleza e cl√≠nicas est√©ticas e odontol√≥gicas. A suspens√£o dos servi√ßos por 15 dias integra as medidas implementadas no plano de conting√™ncia ao¬†coronav√≠rus.

Uma nota t√©cnica divulgada pela Federa√ß√£o do Com√©rcio de Goi√°s (Fecom√©rcio) tamb√©m traz recomenda√ß√Ķes sobre o fechamento de sal√Ķes de beleza. Para estes estabelecimentos, por√©m, h√° ressalvas: apenas os sal√Ķes com aglomera√ß√£o de pessoas, que re√ļnam mais de 10 pessoas ao mesmo tempo, em m√©dia, devem baixar as portas.

O presidente da federa√ß√£o, Marcelo Baiocchi, explica que sal√Ķes de grande porte devem atender √†s duas recomenda√ß√Ķes. “Neste momento, pedimos bom senso das pessoas. Atividades comerciais com aglomera√ß√£o de pessoas devem fechar. Locais pequenos, com um ou dois funcion√°rios, podem continuar funcionando”, esclarece Baiocchi.

O decreto especifica as atividades de “cl√≠nicas de est√©tica” e “bucal e odontol√≥gica”. Em rela√ß√£o √†s atividades odontol√≥gicas, os atendimentos em cl√≠nicas p√ļblicas e privadas devem ser paralisados, exceto urg√™ncia e emerg√™ncia. J√° as cl√≠nicas de est√©tica devem parar.

O decreto ratifica ainda a determinação para que fechem, nas próximas duas semanas, shoppings, lojas do comércio, cinemas, clubes, bares, boates, restaurantes e teatros.

Já estabelecimentos que atendem necessidades básicas, como supermercados, padarias e farmácias deverão permanecer abertos.

Fonte: G1 Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

(Foto: Goi√°s Turismo)

Uma decis√£o da ju√≠za Mariucca Ben√≠cio Soares Miguel, 6¬™ Vara da Fazenda P√ļblica Estadual, proibiu shows e eventos art√≠sticos em Goi√°s pelo per√≠odo de 30 dias. A decis√£o √© mais uma para coibir o avan√ßo da Covid-19 em territ√≥rio goiano.

O pedido para suspens√£o dos eventos partiu da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em a√ß√£o civil p√ļblica. A proibi√ß√£o abrange eventos p√ļblicos e privados a partir de ter√ßa-feira (17).

Promotoras de evento podem se manifestar e pedir audiências de conciliação. Qualquer decisão sairá do Poder Judiciário.

Fonte: Di√°rio de Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Foto: Divulgação

O com√©rcio da regi√£o da rua 44, em Goi√Ęnia,¬†recebeu¬†a recomenda√ß√£o de fechar as lojas e com√©rcios a¬†partir¬†da pr√≥xima quinta-feira (19) por quinze dias. A Associa√ß√£o Empresarial da Regi√£o da 44 (AER44)¬†discutiu¬†com o governador¬†Ronaldo Caiado (DEM)¬†nesta segunda-feira (16) a poss√≠vel interrup√ß√£o das atividades. O debate levou em¬†considera√ß√£o¬†que o polo de moda √© um grande atrativo tur√≠stico e que isso traz uma possibilidade de transmiss√£o em larga escala do coronav√≠rus.

‚ÄúEstamos conversando com lojistas e comerciantes para tentar fazer medidas de seguran√ßa e sanit√°ria. Por que queremos garantir ao consumidor e ao poder p√ļblico que n√£o haver√° uma contribui√ß√£o da regi√£o para um surto do coronav√≠rus‚ÄĚ, diz Jairo Gomes, presidente da Associa√ß√£o.

Shoppings

At√© o fechamento desta mat√©ria, todos os shoppings, por meio de nota e entrevista, confirmaram que seguem com a¬†programa√ß√£o¬†normal. Os empreendimentos comerciais¬†esperam¬†um parecer do poder p√ļblico sobre como dever√£o proceder daqui em diante.

‚ÄúObservando a preocupa√ß√£o n√£o s√≥ dos nossos clientes como da popula√ß√£o em geral com esse novo v√≠rus, a administra√ß√£o do complexo resolveu adotar essas medidas a fim de tranquilizar, informar e transmitir mais seguran√ßa aos nossos usu√°rios‚ÄĚ, afirmou superintendente do Araguaia Shopping, F√°bio Leal.

Os shoppings dizem que j√° distribu√≠ram panfletos com informa√ß√Ķes sobre o coronav√≠rus e √°lcool gel. Garantem tamb√©m que intensificaram a esteriliza√ß√£o e a limpeza.

Comércio

O Sindicato de Com√©rcio Varejista (Sindlojas) e C√Ęmera dos Lojistas (CDL) decidiram aguardar a decis√£o do poder p√ļblico para tomar provid√™ncias. Os representantes discutiram em reuni√£o entre o prefeito e governador do Estado quais medidas ser√£o implementadas.

Em nota, o CDL afirma que recomendou medidas de seguran√ßa para os lojistas como: disposi√ß√£o de √°lcool em gel e canetas individuais para os consumidores. ‚ÄúCampanhas preventivas e cautelares para os funcion√°rios e associados para terem o conhecimento melhor do v√≠rus e como evita-l√≥s foram adotadas‚ÄĚ.

A Associa√ß√£o Comercial, Industrial e de Servi√ßos do Estado de Goi√°s (Acieg) declarou em nota que est√° discutindo e tomando medidas cab√≠veis para garantir a seguran√ßa pessoal e econ√īmica de Goi√°s.

A Acieg est√° extremamente preocupada e acredita que uma alongada paralisa√ß√£o nas vendas, somada a atual paralisia da Economia, pode levar a fechamento de empresas e demiss√Ķes em massa. Empresas como, por exemplo, ag√™ncias de viagens e hot√©is, entre outros que precisamos monitorar, j√° est√£o sentindo os reflexos h√° algumas semanas‚ÄĚ.

Fonte: O HOJE 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Emanuelle Souza Batista levou 35 facadas e teve o corpo queimado em mata de Rio Verde ‚ÄĒ Foto: Pol√≠cia Civil de Goi√°s/Divulga√ß√£o

O delegado Danilo Fabiano Carvalho disse que se impressionou com a frieza demonstrada pela adolescente de 15 anos apreendida suspeita de matar a amiga, Emanuelle Souza Batista, de 14, com 35 facadas e queimar o corpo. O caso aconteceu em Rio Verde, região sudoeste de Goiás.

De acordo com o investigador, responsável pelo caso, a menor não aparenta estar arrependida do ato, que teria sido cometido, segundo ela, porque a vítima teria falado mal dela nas redes sociais.

“Ela n√£o falou em arrependimento. Foi ouvida junto com a m√£e e chorou, mas n√£o percebi nenhum ato de arrependimento. Geralmente, as pessoas falam espontaneamente e ela n√£o falou”, disse o delegado ao G1.

O G1 não conseguiu localizar a defesa da adolescente. O delegado explica que a família não constituiu um advogado até a publicação desta reportagem e não divulgou o contato da mãe da estudante, que a acompanhou durante o depoimento.

Fabiano também chama atenção para a forma como a garota premeditou o ato infracional.

“Ela foi atr√°s, ligou para a v√≠tima, a levou tranquilamente para a mata onde a matou. Pensou em todos os detalhes. Muito fria e calculista”, pondera.

Sumi√ßo e c√Ęmeras

A família de Emanuelle registrou o desaparecimento dela em 14 de janeiro deste ano. O corpo foi encontrado queimado dois dias depois, no Bairro Veneza.

A vítima e a suspeita frequentavam a mesma escola. A apreensão da adolescente ocorreu na terça-feira (10), na residência onde mora com a mãe. Segundo o delegado, a Justiça decretou internação provisória de 45 dias para a adolescente.

O delegado explicou que identificou a suspeita com aux√≠lio de c√Ęmeras de seguran√ßa instaladas nas imedia√ß√Ķes do parque. As imagens mostram as duas adolescentes em dire√ß√£o a um matagal, onde o corpo foi encontrado.

A adolescente contou à polícia ter atraído a colega para a emboscada com a promessa de dividirem uma falsa quantidade de droga enterrada no matagal. Segundo o delegado, as duas adolescentes faziam uso periódico de entorpecentes.

Crime

Após atrair a colega ao matagal, a autora golpeou a vítima com 35 facadas, segundo o delegado Danilo Fabiano. O laudo pericial no corpo apontou ferimentos nas costas, pescoço, tórax e outros membros.

O delegado conta que a adolescente retornou à cena do crime no dia seguinte para queimar o corpo com objetivo de apagar vestígios, como digitais no corpo da vítima. A faca usada no homicídio foi enterrada no quintal da residência da própria suspeita. Já o celular de Emanuelle estava enterrado em um lote baldio próximo à casa da menina apreendida.

As indica√ß√Ķes dos locais onde o corpo foi queimado e dos enterros dos objetos foi feito pela suspeita no momento da apreens√£o, conforme explicou Danilo Fabiano.

Fonte: G1 Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Torcedores est√£o proibidos de entrar nos est√°dios para assistir partidas de futebol em Goi√°s ‚ÄĒ Foto: Vitor Santana/ G1

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou um plano de conting√™ncia com uma s√©rie de medidas para evitar o avan√ßo da doen√ßa no estado¬†(veja abaixo). Para isto, ser√° publicado um decreto de emerg√™ncia em sa√ļde p√ļblica.

As a√ß√Ķes interferem no funcionalismo p√ļblico e em situa√ß√Ķes que envolvam uma grande quantidade de pessoas,. “Pedi aos meus secret√°rios que estabele√ßam hor√°rio de chegada dos servidores. Por exemplo, quem tem carro pode chegar em certo hor√°rio e quem anda de √īnibus, outro hor√°rio, para evitar aglomera√ß√£o de pessoas nos coletivos”, declarou o governador.

O secret√°rio Estadual de Sa√ļde, Ismael Alexandrino, classificou eventos com mais de 100 pessoas como de “grande porte”, os quais devem ser cancelados durante a vig√™ncia do decreto. A medida inclui torneios de futebol com participa√ß√Ķes internacionais, shows, semin√°rios e palestras. Os organizadores devem receber um comunicado oficial determinando o cancelamento.

O governador afirma que novas medidas podem ser adotadas. Caiado explica que o decreto de emerg√™ncia traz fun√ß√£o burocr√°tica para facilitar contrata√ß√Ķes e licita√ß√Ķes. A compra de material de sa√ļde deve seguir os pre√ßos fixados nas planilhas do Minist√©rio da Sa√ļde.

As pessoas infectadas em Goi√°s s√£o tr√™s mulheres: uma idosa de 61 anos, moradora de¬†Rio Verde, regi√£o sudoeste de estado, que esteve recentemente na Espanha; e duas mulheres de¬†Goi√Ęnia, com 31 e 38 anos, que viajaram, respectivamente, para os Estados Unidos e It√°lia.

O governador aconselhou √† popula√ß√£o evitar aperto de m√£os, abra√ßos e beijos no cumprimento. As instru√ß√Ķes s√£o repassadas por profissionais do setor de infectologia, segundo Caiado, como medidas b√°sicas contra a dissemina√ß√£o de v√°rios tipos de v√≠rus, incluindo o coronav√≠rus.

“Por que n√£o cumprimentar simplesmente elevando o cotovelo? A m√£o √© uma grande transmissora porque o v√≠rus tem vida de nove dias. Quando se cumprimenta algu√©m com a m√£o, pode-se ampliar a transmiss√£o do v√≠rus. Evitar abra√ßos e beijos no rosto s√£o v√°lidos”, recomenda o governador.

A gerente de epidemiologia da sa√ļde, Fl√ļvia Amorim, diz que o √≥rg√£o funciona 24 horas para tentar conter a dispers√£o do v√≠rus no estado. “Temos equipes nas secretarias municipais de Sa√ļde que trabalham em conjunto para fazer o monitoramento e conter o cont√°gio do v√≠rus”, explica Amorim.

Veja as medidas anunciadas para conter o coronavírus em Goiás:

  • Suspens√£o de grandes eventos p√ļblicos no estado (com mais de 100 pessoas);
  • Proibi√ß√£o da presen√ßa de torcedores em partidas do Campeonato Goiano de Futebol;
  • Instala√ß√£o de salas modulares no Hospital do Servidor P√ļblico Fernando Cunha, vinculado ao Ipasgo, para fazer a triagem das pessoas que tiverem os sintomas de coronav√≠rus;
  • Disponibiliza√ß√£o de 222 leitos para atendimento no Hospital do Ipasgo, sendo 40 para isolamento;
  • Vacina√ß√£o dos idosos em casa para evitar contato com pacientes na rede p√ļblica de sa√ļde;
  • Escalonamento de hor√°rios de servidores p√ļblicos estaduais que usam transporte coletivo para evitar grandes aglomera√ß√Ķes em terminais;
  • Os servidores do Tribunal de Justi√ßa do Estado de Goi√°s (TJ-GO) que voltarem de f√©rias ou licen√ßas ficar√£o afastados por 14 dias e trabalhar√£o de casa;
  • Compromisso com empresas de √īnibus para desinfec√ß√£o dos coletivos com mais frequ√™ncia;
  • Compromisso com shoppings centers para desinfec√ß√£o das mesas, banheiros e cinemas com mais frequ√™ncia.

Fonte: G1 Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

O m√©dium est√° preso h√° mais de um ano no Completo Prisional, condenado por abusos sexuais contra mulheres em Abadi√Ęnia ‚Äď Foto: Reprodu√ß√£o/G1.

O m√©dium Jo√£o Teixeira de Faria, de 78 anos, o Jo√£o de Deus, sentiu novamente dores no peito e precisou ser transferido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informou a Secretaria de Sa√ļde de Aparecida de Goi√Ęnia, na Regi√£o Metropolitana da Capital.¬†

O ex-l√≠der religioso est√° preso no Complexo Prisional de Aparecida. Ele deu entrada na unidade de sa√ļde na noite de quarta-feira (11). Passou por exames m√©dicos e, segundo a pasta, a situa√ß√£o de sa√ļde dele √© est√°vel, por√©m, precisa ficar em observa√ß√£o at√© ser transferido para outro hospital.¬†

Ao todo, contando com pris√£o preventiva, o m√©dium est√° preso h√° mais de um ano no Complexo, depois de ser condenado por abusos sexuais de mulheres, na Casa Dom In√°cio, em Abadi√Ęnia, munic√≠pio a 90 quil√īmetros de Goi√Ęnia.¬†

Fonte: O HOJE

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Desembarque foi neste domingo (9) de manh√£. Todos est√£o bem de sa√ļde| Foto: Reprodu√ß√£o/ Marcelo Camargo/Ag√™ncia Brasil

Os 34 brasileiros resgatados na China chegaram √† Base A√©rea de An√°polis – GO, na manh√£ deste domingo 09/02/2020. Eles vieram em dois avi√Ķes da For√ßa A√©rea Brasileira (FAB) enviados ao pa√≠s asi√°tico na √ļltima quarta-feira 05/02/2020, As aeronaves pousaram √†s 6h05 e 6h12 vindas de Fortaleza, √ļltima escala t√©cnica no trajeto da chamada Opera√ß√£o Regresso.

O resgate foi feito na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto mundial do coronav√≠rus. As aeronaves tamb√©m trouxeram quatro poloneses e um chin√™s que desembarcaram em Vars√≥via, na Pol√īnia, um dos locais de escala para abastecimento.

Os repatriados v√£o permanecer em quarentena por 18 dias, no hotel de tr√Ęnsito da Base A√©rea de An√°polis, que foi especialmente preparado para essa opera√ß√£o. A tripula√ß√£o ‚Äďm√©dicos, pilotos, enfermeiros, etc… ‚Äď que participou do resgate tamb√©m vai cumprir per√≠odo de quarentena.

Todos ficarão em apartamentos individuais ou, no caso dos que são pais ou mães de crianças menores, poderão ficar no mesmo quarto. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e outras de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.

Os dois avi√Ķes da FAB com os resgatados a bordo decolaram de Wuhan, na China, no in√≠cio da noite de sexta-feira (7). No trajeto para o Brasil, as aeronaves pararam para reabastecimento em √úrumqi (China), Vars√≥via (Pol√īnia), Las Palmas (Espanha), e em Fortaleza, j√° em territ√≥rio brasileiro.¬†(Ag√™ncia Brasil)¬†

 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
SUBIR P√ĀGINA