ÔĽŅ


CATEGORIA: Notícias

Cl√≠nicas de est√©tica, consult√≥rios odontol√≥gicos e servi√ßos de beleza s√£o suspensos em Goi√°s ‚ÄĒ Foto: Divulga√ß√£o

O decreto estadual que lista as atividades econ√īmicas que devem fechar em Goi√°s a partir de quinta-feira (19) inclui servi√ßos de beleza e cl√≠nicas est√©ticas e odontol√≥gicas. A suspens√£o dos servi√ßos por 15 dias integra as medidas implementadas no plano de conting√™ncia ao¬†coronav√≠rus.

Uma nota t√©cnica divulgada pela Federa√ß√£o do Com√©rcio de Goi√°s (Fecom√©rcio) tamb√©m traz recomenda√ß√Ķes sobre o fechamento de sal√Ķes de beleza. Para estes estabelecimentos, por√©m, h√° ressalvas: apenas os sal√Ķes com aglomera√ß√£o de pessoas, que re√ļnam mais de 10 pessoas ao mesmo tempo, em m√©dia, devem baixar as portas.

O presidente da federa√ß√£o, Marcelo Baiocchi, explica que sal√Ķes de grande porte devem atender √†s duas recomenda√ß√Ķes. “Neste momento, pedimos bom senso das pessoas. Atividades comerciais com aglomera√ß√£o de pessoas devem fechar. Locais pequenos, com um ou dois funcion√°rios, podem continuar funcionando”, esclarece Baiocchi.

O decreto especifica as atividades de “cl√≠nicas de est√©tica” e “bucal e odontol√≥gica”. Em rela√ß√£o √†s atividades odontol√≥gicas, os atendimentos em cl√≠nicas p√ļblicas e privadas devem ser paralisados, exceto urg√™ncia e emerg√™ncia. J√° as cl√≠nicas de est√©tica devem parar.

O decreto ratifica ainda a determinação para que fechem, nas próximas duas semanas, shoppings, lojas do comércio, cinemas, clubes, bares, boates, restaurantes e teatros.

Já estabelecimentos que atendem necessidades básicas, como supermercados, padarias e farmácias deverão permanecer abertos.

Fonte: G1 Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

(Foto: Goi√°s Turismo)

Uma decis√£o da ju√≠za Mariucca Ben√≠cio Soares Miguel, 6¬™ Vara da Fazenda P√ļblica Estadual, proibiu shows e eventos art√≠sticos em Goi√°s pelo per√≠odo de 30 dias. A decis√£o √© mais uma para coibir o avan√ßo da Covid-19 em territ√≥rio goiano.

O pedido para suspens√£o dos eventos partiu da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em a√ß√£o civil p√ļblica. A proibi√ß√£o abrange eventos p√ļblicos e privados a partir de ter√ßa-feira (17).

Promotoras de evento podem se manifestar e pedir audiências de conciliação. Qualquer decisão sairá do Poder Judiciário.

Fonte: Di√°rio de Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Foto: Divulgação

O com√©rcio da regi√£o da rua 44, em Goi√Ęnia,¬†recebeu¬†a recomenda√ß√£o de fechar as lojas e com√©rcios a¬†partir¬†da pr√≥xima quinta-feira (19) por quinze dias. A Associa√ß√£o Empresarial da Regi√£o da 44 (AER44)¬†discutiu¬†com o governador¬†Ronaldo Caiado (DEM)¬†nesta segunda-feira (16) a poss√≠vel interrup√ß√£o das atividades. O debate levou em¬†considera√ß√£o¬†que o polo de moda √© um grande atrativo tur√≠stico e que isso traz uma possibilidade de transmiss√£o em larga escala do coronav√≠rus.

‚ÄúEstamos conversando com lojistas e comerciantes para tentar fazer medidas de seguran√ßa e sanit√°ria. Por que queremos garantir ao consumidor e ao poder p√ļblico que n√£o haver√° uma contribui√ß√£o da regi√£o para um surto do coronav√≠rus‚ÄĚ, diz Jairo Gomes, presidente da Associa√ß√£o.

Shoppings

At√© o fechamento desta mat√©ria, todos os shoppings, por meio de nota e entrevista, confirmaram que seguem com a¬†programa√ß√£o¬†normal. Os empreendimentos comerciais¬†esperam¬†um parecer do poder p√ļblico sobre como dever√£o proceder daqui em diante.

‚ÄúObservando a preocupa√ß√£o n√£o s√≥ dos nossos clientes como da popula√ß√£o em geral com esse novo v√≠rus, a administra√ß√£o do complexo resolveu adotar essas medidas a fim de tranquilizar, informar e transmitir mais seguran√ßa aos nossos usu√°rios‚ÄĚ, afirmou superintendente do Araguaia Shopping, F√°bio Leal.

Os shoppings dizem que j√° distribu√≠ram panfletos com informa√ß√Ķes sobre o coronav√≠rus e √°lcool gel. Garantem tamb√©m que intensificaram a esteriliza√ß√£o e a limpeza.

Comércio

O Sindicato de Com√©rcio Varejista (Sindlojas) e C√Ęmera dos Lojistas (CDL) decidiram aguardar a decis√£o do poder p√ļblico para tomar provid√™ncias. Os representantes discutiram em reuni√£o entre o prefeito e governador do Estado quais medidas ser√£o implementadas.

Em nota, o CDL afirma que recomendou medidas de seguran√ßa para os lojistas como: disposi√ß√£o de √°lcool em gel e canetas individuais para os consumidores. ‚ÄúCampanhas preventivas e cautelares para os funcion√°rios e associados para terem o conhecimento melhor do v√≠rus e como evita-l√≥s foram adotadas‚ÄĚ.

A Associa√ß√£o Comercial, Industrial e de Servi√ßos do Estado de Goi√°s (Acieg) declarou em nota que est√° discutindo e tomando medidas cab√≠veis para garantir a seguran√ßa pessoal e econ√īmica de Goi√°s.

A Acieg est√° extremamente preocupada e acredita que uma alongada paralisa√ß√£o nas vendas, somada a atual paralisia da Economia, pode levar a fechamento de empresas e demiss√Ķes em massa. Empresas como, por exemplo, ag√™ncias de viagens e hot√©is, entre outros que precisamos monitorar, j√° est√£o sentindo os reflexos h√° algumas semanas‚ÄĚ.

Fonte: O HOJE 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Emanuelle Souza Batista levou 35 facadas e teve o corpo queimado em mata de Rio Verde ‚ÄĒ Foto: Pol√≠cia Civil de Goi√°s/Divulga√ß√£o

O delegado Danilo Fabiano Carvalho disse que se impressionou com a frieza demonstrada pela adolescente de 15 anos apreendida suspeita de matar a amiga, Emanuelle Souza Batista, de 14, com 35 facadas e queimar o corpo. O caso aconteceu em Rio Verde, região sudoeste de Goiás.

De acordo com o investigador, responsável pelo caso, a menor não aparenta estar arrependida do ato, que teria sido cometido, segundo ela, porque a vítima teria falado mal dela nas redes sociais.

“Ela n√£o falou em arrependimento. Foi ouvida junto com a m√£e e chorou, mas n√£o percebi nenhum ato de arrependimento. Geralmente, as pessoas falam espontaneamente e ela n√£o falou”, disse o delegado ao G1.

O G1 não conseguiu localizar a defesa da adolescente. O delegado explica que a família não constituiu um advogado até a publicação desta reportagem e não divulgou o contato da mãe da estudante, que a acompanhou durante o depoimento.

Fabiano também chama atenção para a forma como a garota premeditou o ato infracional.

“Ela foi atr√°s, ligou para a v√≠tima, a levou tranquilamente para a mata onde a matou. Pensou em todos os detalhes. Muito fria e calculista”, pondera.

Sumi√ßo e c√Ęmeras

A família de Emanuelle registrou o desaparecimento dela em 14 de janeiro deste ano. O corpo foi encontrado queimado dois dias depois, no Bairro Veneza.

A vítima e a suspeita frequentavam a mesma escola. A apreensão da adolescente ocorreu na terça-feira (10), na residência onde mora com a mãe. Segundo o delegado, a Justiça decretou internação provisória de 45 dias para a adolescente.

O delegado explicou que identificou a suspeita com aux√≠lio de c√Ęmeras de seguran√ßa instaladas nas imedia√ß√Ķes do parque. As imagens mostram as duas adolescentes em dire√ß√£o a um matagal, onde o corpo foi encontrado.

A adolescente contou à polícia ter atraído a colega para a emboscada com a promessa de dividirem uma falsa quantidade de droga enterrada no matagal. Segundo o delegado, as duas adolescentes faziam uso periódico de entorpecentes.

Crime

Após atrair a colega ao matagal, a autora golpeou a vítima com 35 facadas, segundo o delegado Danilo Fabiano. O laudo pericial no corpo apontou ferimentos nas costas, pescoço, tórax e outros membros.

O delegado conta que a adolescente retornou à cena do crime no dia seguinte para queimar o corpo com objetivo de apagar vestígios, como digitais no corpo da vítima. A faca usada no homicídio foi enterrada no quintal da residência da própria suspeita. Já o celular de Emanuelle estava enterrado em um lote baldio próximo à casa da menina apreendida.

As indica√ß√Ķes dos locais onde o corpo foi queimado e dos enterros dos objetos foi feito pela suspeita no momento da apreens√£o, conforme explicou Danilo Fabiano.

Fonte: G1 Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Torcedores est√£o proibidos de entrar nos est√°dios para assistir partidas de futebol em Goi√°s ‚ÄĒ Foto: Vitor Santana/ G1

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou um plano de conting√™ncia com uma s√©rie de medidas para evitar o avan√ßo da doen√ßa no estado¬†(veja abaixo). Para isto, ser√° publicado um decreto de emerg√™ncia em sa√ļde p√ļblica.

As a√ß√Ķes interferem no funcionalismo p√ļblico e em situa√ß√Ķes que envolvam uma grande quantidade de pessoas,. “Pedi aos meus secret√°rios que estabele√ßam hor√°rio de chegada dos servidores. Por exemplo, quem tem carro pode chegar em certo hor√°rio e quem anda de √īnibus, outro hor√°rio, para evitar aglomera√ß√£o de pessoas nos coletivos”, declarou o governador.

O secret√°rio Estadual de Sa√ļde, Ismael Alexandrino, classificou eventos com mais de 100 pessoas como de “grande porte”, os quais devem ser cancelados durante a vig√™ncia do decreto. A medida inclui torneios de futebol com participa√ß√Ķes internacionais, shows, semin√°rios e palestras. Os organizadores devem receber um comunicado oficial determinando o cancelamento.

O governador afirma que novas medidas podem ser adotadas. Caiado explica que o decreto de emerg√™ncia traz fun√ß√£o burocr√°tica para facilitar contrata√ß√Ķes e licita√ß√Ķes. A compra de material de sa√ļde deve seguir os pre√ßos fixados nas planilhas do Minist√©rio da Sa√ļde.

As pessoas infectadas em Goi√°s s√£o tr√™s mulheres: uma idosa de 61 anos, moradora de¬†Rio Verde, regi√£o sudoeste de estado, que esteve recentemente na Espanha; e duas mulheres de¬†Goi√Ęnia, com 31 e 38 anos, que viajaram, respectivamente, para os Estados Unidos e It√°lia.

O governador aconselhou √† popula√ß√£o evitar aperto de m√£os, abra√ßos e beijos no cumprimento. As instru√ß√Ķes s√£o repassadas por profissionais do setor de infectologia, segundo Caiado, como medidas b√°sicas contra a dissemina√ß√£o de v√°rios tipos de v√≠rus, incluindo o coronav√≠rus.

“Por que n√£o cumprimentar simplesmente elevando o cotovelo? A m√£o √© uma grande transmissora porque o v√≠rus tem vida de nove dias. Quando se cumprimenta algu√©m com a m√£o, pode-se ampliar a transmiss√£o do v√≠rus. Evitar abra√ßos e beijos no rosto s√£o v√°lidos”, recomenda o governador.

A gerente de epidemiologia da sa√ļde, Fl√ļvia Amorim, diz que o √≥rg√£o funciona 24 horas para tentar conter a dispers√£o do v√≠rus no estado. “Temos equipes nas secretarias municipais de Sa√ļde que trabalham em conjunto para fazer o monitoramento e conter o cont√°gio do v√≠rus”, explica Amorim.

Veja as medidas anunciadas para conter o coronavírus em Goiás:

  • Suspens√£o de grandes eventos p√ļblicos no estado (com mais de 100 pessoas);
  • Proibi√ß√£o da presen√ßa de torcedores em partidas do Campeonato Goiano de Futebol;
  • Instala√ß√£o de salas modulares no Hospital do Servidor P√ļblico Fernando Cunha, vinculado ao Ipasgo, para fazer a triagem das pessoas que tiverem os sintomas de coronav√≠rus;
  • Disponibiliza√ß√£o de 222 leitos para atendimento no Hospital do Ipasgo, sendo 40 para isolamento;
  • Vacina√ß√£o dos idosos em casa para evitar contato com pacientes na rede p√ļblica de sa√ļde;
  • Escalonamento de hor√°rios de servidores p√ļblicos estaduais que usam transporte coletivo para evitar grandes aglomera√ß√Ķes em terminais;
  • Os servidores do Tribunal de Justi√ßa do Estado de Goi√°s (TJ-GO) que voltarem de f√©rias ou licen√ßas ficar√£o afastados por 14 dias e trabalhar√£o de casa;
  • Compromisso com empresas de √īnibus para desinfec√ß√£o dos coletivos com mais frequ√™ncia;
  • Compromisso com shoppings centers para desinfec√ß√£o das mesas, banheiros e cinemas com mais frequ√™ncia.

Fonte: G1 Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

O m√©dium est√° preso h√° mais de um ano no Completo Prisional, condenado por abusos sexuais contra mulheres em Abadi√Ęnia ‚Äď Foto: Reprodu√ß√£o/G1.

O m√©dium Jo√£o Teixeira de Faria, de 78 anos, o Jo√£o de Deus, sentiu novamente dores no peito e precisou ser transferido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informou a Secretaria de Sa√ļde de Aparecida de Goi√Ęnia, na Regi√£o Metropolitana da Capital.¬†

O ex-l√≠der religioso est√° preso no Complexo Prisional de Aparecida. Ele deu entrada na unidade de sa√ļde na noite de quarta-feira (11). Passou por exames m√©dicos e, segundo a pasta, a situa√ß√£o de sa√ļde dele √© est√°vel, por√©m, precisa ficar em observa√ß√£o at√© ser transferido para outro hospital.¬†

Ao todo, contando com pris√£o preventiva, o m√©dium est√° preso h√° mais de um ano no Complexo, depois de ser condenado por abusos sexuais de mulheres, na Casa Dom In√°cio, em Abadi√Ęnia, munic√≠pio a 90 quil√īmetros de Goi√Ęnia.¬†

Fonte: O HOJE

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Desembarque foi neste domingo (9) de manh√£. Todos est√£o bem de sa√ļde| Foto: Reprodu√ß√£o/ Marcelo Camargo/Ag√™ncia Brasil

Os 34 brasileiros resgatados na China chegaram √† Base A√©rea de An√°polis – GO, na manh√£ deste domingo 09/02/2020. Eles vieram em dois avi√Ķes da For√ßa A√©rea Brasileira (FAB) enviados ao pa√≠s asi√°tico na √ļltima quarta-feira 05/02/2020, As aeronaves pousaram √†s 6h05 e 6h12 vindas de Fortaleza, √ļltima escala t√©cnica no trajeto da chamada Opera√ß√£o Regresso.

O resgate foi feito na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto mundial do coronav√≠rus. As aeronaves tamb√©m trouxeram quatro poloneses e um chin√™s que desembarcaram em Vars√≥via, na Pol√īnia, um dos locais de escala para abastecimento.

Os repatriados v√£o permanecer em quarentena por 18 dias, no hotel de tr√Ęnsito da Base A√©rea de An√°polis, que foi especialmente preparado para essa opera√ß√£o. A tripula√ß√£o ‚Äďm√©dicos, pilotos, enfermeiros, etc… ‚Äď que participou do resgate tamb√©m vai cumprir per√≠odo de quarentena.

Todos ficarão em apartamentos individuais ou, no caso dos que são pais ou mães de crianças menores, poderão ficar no mesmo quarto. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e outras de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.

Os dois avi√Ķes da FAB com os resgatados a bordo decolaram de Wuhan, na China, no in√≠cio da noite de sexta-feira (7). No trajeto para o Brasil, as aeronaves pararam para reabastecimento em √úrumqi (China), Vars√≥via (Pol√īnia), Las Palmas (Espanha), e em Fortaleza, j√° em territ√≥rio brasileiro.¬†(Ag√™ncia Brasil)¬†

 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Um jovem, de 20 anos, foi preso pela Pol√≠cia Civil (PC), ap√≥s a filha dele, de 2 meses de vida, ser encontrada morta deitada na cama junto com ele, em Abadia de Goi√°s, no centro do estado. Segundo a corpora√ß√£o, ele foi autuado por homic√≠dio culposo ‚Äď quando o autor n√£o tem a inten√ß√£o de matar ‚Äď, pagou uma fian√ßa e foi liberado.

O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, pai e filha dormiam quando a mãe chegou para amamentar a neném. A mulher pegou a filha no colo e notou que ela tinha sangue escorrendo do nariz e estava desmaiada.

Como os médicos observaram que o bebê poderia ter sido asfixiado, a Polícia Civil foi chamada. O delegado Vicente Gravina pediu ao Instituto Médico Legal (IML) que fizesse uma perícia preliminar.

Segundo o delegado, está sendo respeitado o espaço da família e amigos para o luto e, na próxima semana, parentes e vizinhos devem ser ouvidos para dar continuidade à investigação.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Um levantamento feito pela Associa√ß√£o Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com o Ibope mostrou que 79% dos entrevistados gostaria de ter um mercado livre para escolher a sua fornecedora de energia. O percentual √© 10% maior do que o obtido na avalia√ß√£o de 2018. Segundo a Pesquisa de Opini√£o P√ļblica 2019 sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor el√©trico, lan√ßada hoje (12) na capital paulista, 68% dos entrevistados trocariam hoje a sua fornecedora de energia.

Os dados revelam que 87% das pessoas consideram sua conta de energia cara, n√ļmero que subiu 4% em rela√ß√£o ao ano passado. Aqueles que consideram excessivos os impostos cobrados em sua conta de luz s√£o 65% e 64% disseram fazer esfor√ßo para economizar energia para n√£o atrapalhar o or√ßamento familiar. Para 57% da popula√ß√£o o custo da energia cairia caso houvesse abertura do mercado.

De acordo com a Abraceel, o objetivo da pesquisa foi o de saber a opini√£o dos cidad√£os sobre a possibilidade de escolher seu fornecedor e at√© mesmo de produzir sua pr√≥pria energia. Foram ouvidas 2.002 pessoas, entre os dias 23 e 27 de maio, de 16 a 55 anos, em todas as regi√Ķes do Brasil. ‚ÄúOs resultados apontam um crescimento constante no interesse do brasileiro em ter liberdade de escolha. O Brasil n√£o pode caminhar na contram√£o do mundo. Pa√≠ses desenvolvidos abriram seus mercados de energia e desfrutam de uma economia e de um crescimento de produ√ß√£o que o nosso mercado tamb√©m merece‚ÄĚ, disse o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros.¬†

Segundo Reinaldo Medeiros, o mercado livre no Brasil j√° existe, embora restrito a grandes consumidores, que alcan√ßaram uma economia em torno de R$ 185 bilh√Ķes nos √ļltimos 16 anos. (Ag√™ncia Brasil)

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Um colombiano de 56 anos foi preso suspeito de tentar tocar as partes √≠ntimas de uma mulher de 32 anos enquanto ambos viajavam em um √īnibus pela BR-153. A Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal em Goi√°s (PRF) recebeu a den√ļncia da v√≠tima, parou ve√≠culo em¬†Porangatu, no norte goiano, e o prendeu, no domingo (28).

Aos policiais que o prenderam, o colombiano disse não ter emprego ou moradia fixos. Além disse, ele argumentou que a vítima o interpretou mal. 

A PRF disse que o √īnibus saiu de Palmas e ia para Goi√Ęnia. Segundo a corpora√ß√£o, a v√≠tima contou que sentiu o homem tocar a perna dela, mas imaginou que pudesse ser um reflexo involunt√°rio enquanto dormia. No entanto, momento depois, ela disse ter sentido a m√£o dele entre as pernas dela tentando tocar suas partes √≠ntimas.

De acordo com a corpora√ß√£o, nesse momento a v√≠tima o impediu e o denunciou √† PRF por meio do 191. Os policiais registraram que, ao pararem o √īnibus, o homem ficou nervoso e tentou pegar uma faca na mochila que levava, mas foi contido.

O homem foi levado à Delegacia de Porangatu e depois foi remetido à Unidade Prisional da cidade. Segundo a Polícia Civil local, o preso deve responder pelo crime de importunação sexual, que não cabe fiança e pode levar a pena de 2 a 5 anos de prisão.

Foto: Divulgação/PRF

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícias

Um homem de 49 anos foi preso suspeito de espancar uma mulher, de 34, dentro da su√≠te de um motel, em¬†Goi√Ęnia. Segundo a Pol√≠cia Civil, ele usou um capacete para dar v√°rios golpes na cabe√ßa da mulher, chegando a desacord√°-la. As agress√Ķes s√≥ cessaram quando a corpora√ß√£o chegou ao local e interveio.

O fato aconteceu no início da noite de quarta-feira (3), num motel situado no Jardim Petrópolis, às margens da GO-060. Detido, o homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

A v√≠tima foi localizada no ch√£o da su√≠te usando apenas uma calcinha. Segundo a ocorr√™ncia, ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital de Urg√™ncias Governador Ot√°vio Lage de Siqueira (Hugol). A unidade de sa√ļde, por√©m, disse que a paciente n√£o deu entrada no local.

De acordo com o delegado Eduardo Carrara, que realizou o flagrante, duas funcionárias conseguiram pedir ajuda após ouvir a mulher gritando por socorro.

“Elas sa√≠ram na rua e, por sorte, estava passando uma viatura da PM. Os policiais foram at√© o quarto, escutaram os gritos e viram as agress√Ķes por uma janela. Eles pediram para o homem abrir, mas como ele se negou, a porta foi arrombada”, disse ao¬†G1.

G1 Tri√Ęngulo Mineiro

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
SUBIR P√ĀGINA