CATEGORIA: Notícia

Trabalhadores informais nascidos em fevereiro recebem hoje (22) a sexta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Tamb√©m¬†hoje, recebem a¬†sexta¬†parcela do aux√≠lio emergencial os participantes no Bolsa Fam√≠lia com N√ļmero de Inscri√ß√£o Social (NIS) de final 4. As datas da¬†prorroga√ß√£o do benef√≠cio¬†foram anunciadas em agosto.

Ao todo, 45,6 milh√Ķes de brasileiros est√£o sendo beneficiados pela nova rodada do aux√≠lio emergencial. O aux√≠lio √© pago apenas a quem recebia o benef√≠cio em dezembro de 2020. Tamb√©m √© necess√°rio cumprir outros requisitos para¬†ter¬†direito √† nova rodada.

Caixa/Divulgação

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Como uma das a√ß√Ķes que marcam a ades√£o da Prefeitura Municipal de Catal√£o √† campanha ‚ÄúSetembro Amarelo – m√™s internacional de preven√ß√£o ao suic√≠dio‚ÄĚ, o Morrinho de S√£o Jo√£o, um dos pontos tur√≠sticos da cidade, recebeu a ilumina√ß√£o nesta cor.

A fachada permanecerá com o efeito especial até o fim do mês.
O “Setembro Amarelo” surgiu com o objetivo de advertir a sociedade para os fatores que levam pessoas a tirarem a pr√≥pria vida.

Todos podem ser divulgadores desta causa para despertar atenção e contribuir para a conscientização.

No Brasil, diferentes e especiais a√ß√Ķes acontecem ao longo de todo Setembro. √Č uma campanha em √Ęmbito nacional. O suic√≠dio representa a segunda maior causa de morte em pessoas entre 15 e 29 anos: desfecho considerado por especialistas em sa√ļde – em muitos casos ‚Äď evit√°vel, uma vez que os comportamentos quando identificados pelas pessoas pr√≥ximas, amigos e familiares podem receber abordagem adequada, evitando mortes e custos sociais.

Assim, a Campanha Setembro Amarelo busca evitar mortes autoprovocadas e atentar a sociedade acerca do tema, através de medidas socioeducativas e divulgação em meios de comunicação/redes sociais.

De acordo com a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS), para alcance e efetividade da campanha s√£o primordiais estrat√©gias de grande abrang√™ncia que tenham suporte da sociedade civil, institui√ß√Ķes sociais, pol√≠ticas e privadas.

Além disso, é fundamental ofertar apoio às pessoas vulneráveis bem como amparar aqueles que se encontram em luto pelo suicídio de alguém próximo.

A√ß√Ķes locais

Nesse sentido, em Catal√£o, todos os anos a Secretaria Municipal de Sa√ļde por meio do CAPS (Centro de Aten√ß√£o Psicossocial) coordena a√ß√Ķes preventivas divulgando seus servi√ßos em redes sociais.

Atualmente, a equipe ocupa espa√ßos importantes na sa√ļde p√ļblica sobremaneira no contexto pandemia, com capilaridade que se estende √†s unidades b√°sicas de sa√ļde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nesse sentido, do in√≠cio do m√™s at√© agora houve exibi√ß√£o de pain√©is com conte√ļdos para reflex√£o acerca do tema Setembro Amarelo nas unidades b√°sicas de sa√ļde, UPA, CAPS e Ambulat√≥rio de Sa√ļde Mental Infanto-juvenil (lotado no Centro de Pediatria) e divulga√ß√£o de conte√ļdos e trabalhos realizados na m√≠dias digitais; intensifica√ß√£o de acolhimentos para escuta qualificada.

O Secret√°rio de Sa√ļde de Catal√£o, Velomar Rios, lembra que a Campanha compreende todo o m√™s de setembro, e convida a popula√ß√£o a acompanhar o trabalho pelas redes sociais pois acontecer√£o novas atividades.

Em caso de d√ļvidas ou para mais informa√ß√Ķes basta entrar em contato com a equipe do CAPS Jos√© Evangelista da Rocha que fica na rua da Resist√™ncia, n¬ļ 563, no bairro Teot√īnio Vilela. O telefone √©: 64-3441.1813.

Sobre a cor amarela
A cor amarela foi escolhida em homenagem a Mike Emme, adolescente que morreu por suic√≠dio em 1994, nos EUA. Seus pais, familiares e amigos iniciaram a√ß√Ķes para preven√ß√£o do suic√≠dio tendo a fita amarela como s√≠mbolo de que √© poss√≠vel pedir ajuda e receber ajuda em caso de sentimentos e pensamentos relacionados a sofrimento insuport√°vel.

SECOM ‚Äď Prefeitura de Catal√£o.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro √önico para Programas Sociais do Governo Federal (Cad√önico) nascidos em janeiro recebem,¬†hoje¬†(21), a¬†sexta¬†parcela do aux√≠lio emergencial 2021. O dinheiro ser√° depositado nas contas poupan√ßa digitais da Caixa Econ√īmica Federal.

O calendário é organizado em ciclos de crédito em conta e de saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento. Quem recebe nesta terça-feira poderá retirar o dinheiro a partir de 4 de outubro nas agências da Caixa, lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Por enquanto, os recursos podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas lotéricas, fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code.

Para os benefici√°rios do Bolsa Fam√≠lia, vale o calend√°rio e as regras de saque do programa social. O pagamento do¬†ciclo 6¬†do aux√≠lio emergencial para esse p√ļblico come√ßou em¬†17 de setembro¬†e vai at√© o dia 30, de acordo com o N√ļmero de Inscri√ß√£o Social (NIS). Nesta¬†ter√ßa-feira, recebem os benefici√°rios com NIS final 3.

Em caso de d√ļvidas, a central telef√īnica 111 da Caixa funciona de¬†segunda¬†a¬†domingo, das 7h √†s 22h. Al√©m disso, o benefici√°rio pode consultar o¬†site¬†auxilio.caixa.gov.br.

Divulgação/Caixa

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Redemoinho de fogo registrado em Catal√£o ‚ÄĒ Foto: Reprodu√ß√£o/TV Anhanguera

Um redemoinho de fogo se formou durante um incêndio em vegetação às margens da GO-210, em Catalão, no sudeste de Goiás. O registro foi feito por um bombeiro que combatia as chamas.

O registro foi feito na tarde de segunda-feira (20), na saída para Goiandira. A imagem mostra quando o vento forte faz com que o fogo chegue a vários metros de altura, em uma espiral.

Os redemoinhos s√£o comuns nessa √©poca do ano, de muito calor e tempo seco. Eles ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma dire√ß√£o se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que est√° muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‚Äúturbilh√£o‚ÄĚ. Como a √°rea estava em chamas, o fogo foi carregado por esse vento.

Por G1 Goi√°s

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

A Polícia Civil de Goiás (PC-GO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), cumpriu nesta segunda (20/09) quatro mandados de prisão temporária contra suspeitos de integrar um grupo criminoso que aplicava golpes na venda de carros.

Os mandados foram cumpridos em Aparecida de Goi√Ęnia e Senador Canedo, com o apoio do Grupo Especial de Repress√£o a Narc√≥ticos (Genarc) de Aparecida.

Entre os presos est√° o l√≠der do grupo e respons√°vel por enganar as v√≠timas durantes as liga√ß√Ķes telef√īnicas. Ele j√° havia sido preso em 2014, pelo 17¬™ DP de Goi√Ęnia, por aplicar o mesmo golpe investigado. Apurou-se que ele tem a facilidade em fazer v√°rias vozes e usa esse artif√≠cio para ludibriar as v√≠timas.

O golpe

O grupo anunciava em jornais de grande circula√ß√£o no estado, na OLX ou em redes sociais, a venda do √°gio de um ve√≠culo com parcelas de financiamento reduzidas. Ap√≥s uma v√≠tima entrar em contato, o anunciante se identificava como Militar do Corpo de Bombeiros e dizia que j√° havia vendido seu ve√≠culo, mas que tinha um familiar, que era pastor, que tamb√©m estaria vendendo um ve√≠culo com condi√ß√Ķes semelhantes.

A v√≠tima entrava em contato com a pessoa indicada, que geralmente se identifica como pastor de igreja evang√©lica, e este relata que estaria fechando a venda para um ‚Äúgarageiro‚ÄĚ (vendedor de carro).

A vítima demonstra interesse e o golpista diz que precisa resolver, ainda naquele dia, uma pendência judicial com sua ex-mulher e se a vítima lhe transferisse o valor que precisa com urgência, seguraria o veículo para ela como sinal do negócio.

Com este padrão de abordagem, o grupo já fez mais de 30 vítimas desde 2019. Estima-se que os criminosos tenham lucrado mais de meio milhão com o golpe.

*Com informa√ß√Ķes Jornal o Hoje¬†

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

 

O estudo do Minist√©rio da Sa√ļde em parceria com a Universidade de Oxford para avaliar a necessidade de terceira dose da vacina contra a Covid-19 deve abrir uma nova frente: o teste da meia dose de refor√ßo.

A ideia é saber se as pessoas que receberem a metade de uma dose completa na terceira aplicação ficam igualmente imunizadas.

DOSE 2

Com isso, o Brasil e outros países poderiam otimizar a aplicação de doses, vacinando o dobro de pessoas com a mesma quantidade.

DOSE 3

Num momento em que h√° escassez de vacinas no mundo, um resultado eventualmente positivo poderia ser celebrado por autoridades, profissionais de sa√ļde e gestores.

MISTURA FINA

O estudo, que começou em agosto, vai verificar a intercambialidade da Coronavac com outros imunizantes disponíveis para a população brasileira.

FINA 2

Assim, voluntários que tomaram as duas doses do imunizante desenvolvido na China foram divididos em quatro grupos, que receberão doses de reforço da própria Coronavac, da Pfizer, da Janssen e da AstraZeneca.

FINA 3

Os resultados vão embasar a decisão da pasta sobre o imunizante que recomendará para a terceira dose da população brasileira.

NO COMEÇO

Por enquanto, apenas idosos e imunossuprimidos est√£o recebendo a dose extra ‚ÄĒo minist√©rio recomenda que seja aplicado o imunizante da Pfizer. Em SP, o governo usa tamb√©m a da Coronavac como refor√ßo.

Fonte: Mais Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Um criminoso morreu em uma troca de tiros com policiais militares em Caldas Novas. A troca de tiros ocorreu no início da noite desta segunda-feira (20).

De acordo com informa√ß√Ķes apuradas, equipes da Pol√≠cia Militar tentaram realizar a abordagem de um indiv√≠duo,quando foram recebidos a tiros pelo criminoso que estava de carro, na sequ√™ncia houve uma persegui√ß√£o seguida de troca de tiros que teve como desfecho a morte do criminoso.

Ainda de acordo com os policiais, Athus Raphael Moreira Neves de 35 anos, que é membro de uma facção criminosa chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

Athus Raphael acumulava em sua ficha criminal passagens por roubo, receptação e associação criminosa, o criminoso também é investigado por outros crimes.

Com o criminoso que morreu no confronto um revólver calibre 38 foi apreendido e setes tabletes de maconha.

Fonte: Alan Cássio 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Na tarde de ontem, domingo (19/09), equipe do destacamento de Três Ranchos, durante patrulhamento pela Rua Fausto Castanheira, em Três Ranchos, realizou a detenção de um foragido da justiça com antecedentes pelo crime de violência doméstica.

A equipe percebeu quando o infrator, ao visualizar a viatura, tentou sair do campo de visão dos policiais. Diante da atitude suspeita, ele foi abordagem e, durante verificação da documentação, constatou-se que se tratava de um foragido da justiça.

Ato contínuo, o indivíduo de 27 anos foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos de polícia judiciária e, em seguida, apresentado na unidade prisional de Catalão.

Fonte: Polícia Militar do Estado de Goiás

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Na manha de hoje, segunda-feira (20/09), durante patrulhamento pela Rua Amor Perfeito, no Bairro Primavera, equipe de Motos prendeu indiv√≠duo no momento que fazia o fracionamento da droga para merc√Ęncia.

A equipe percebeu o momento em que um indiv√≠duo, ao visualizar os policiais, lan√ßou um peda√ßo de pl√°stico azul ao ch√£o. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem e, em seguida, constatado que no interior do pl√°stico estava armazenado material petrificado aparentemente “crack” e uma l√Ęmina de barbear.

Em entrevista com os policiais, o infrator relatou que estava utilizado a l√Ęmina para fracionamento do entorpecente.

Ato contínuo, o infrator de 18 anos foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos de polícia judiciária.

Fonte: Polícia Militar do Estado de Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Na tarde de segunda-feira(20/09) a Equipe da CPE, em Patrulhamento tático pela cidade de Três Ranchos, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita e realizaram a abordagem tática.

Após consultas aos sistemas de segurança, constava em aberto um mandado de prisão pelo crime de Feminicídio em desfavor do abordado.

Diante da situação, o Foragido da Justiça foi encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento de sua pena.

Fonte: Polícia Militar do Estado de Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Veículo foi furtado quando paciente aguardava socorro para ser transferida para outra unidade hospitalar.

Um homem de 24 anos foi preso pela Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal (PRF) na BR-060, em An√°polis, regi√£o central de Goi√°s, depois de furtar uma ambul√Ęncia do SAMU.

O ve√≠culo estava estacionado na √°rea reservada a ve√≠culos de emerg√™ncia do hospital Municipal de Alex√Ęnia.

Segundo levantamentos preliminares, o detido furtou o utilit√°rio quando servidores de sa√ļde entraram na unidade hospitalar, as 09h30 desta segunda-feira (20), para remover uma gestante para outro hospital em An√°polis.

Pouco tempo depois, a PRF foi informada sobre a ocorrência e barreiras foram montadas nas BRs 060, 153 e 414.

Cerca de uma hora depois, a ambul√Ęncia foi apreendida pela PRF na Unidade Operacional da BR-060, em An√°polis e o motorista foi preso.

Segundo declara√ß√Ķes do detido, ele pegou o ve√≠culo para levar para uma localidade pr√≥xima a An√°polis com a finalidade de atender a comunidade local, que √© carente de carros de socorro.

Ele foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes em Anápolis.

Fonte: PRF 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
SUBIR P√ĀGINA