ÔĽŅ

CATEGORIA: Notícia

O coronav√≠rus contaminou 93.965 pessoas em Goi√°s e causou a morte de 2.135 moradores, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Sa√ļde (SES) nesta quarta-feira (12). O balan√ßo informa que 84.527 pessoas conseguiram se curar da infec√ß√£o.

Os casos suspeitos, aqueles de pessoas com sintomas semelhantes ao da doença, mas sem confirmação, chegam a 154.168.

No período de 24 horas, foram 3.255 novos contaminados e 36 mortes no estado. A taxa de letalidade do novo vírus em Goiás é de 2,27%.

Cada vez mais se alastrando por Goi√°s,¬†o coronav√≠rus contaminou 86% mais pessoas¬†nos primeiros 10 dias de agosto do que no mesmo per√≠odo de julho, conforme apontam dados divulgados da SES. Do dia 1¬ļ a 10 de agosto, a secretaria contabilizou 17.521 novas contamina√ß√Ķes, contra 9.383 no mesmo per√≠odo de julho.

Já em relação às mortes, houve um aumento de 16% no mesmo período analisado. Nos dez primeiros dias de julho, 286 pessoas morreram. Em agosto, foram 332 óbitos pela doença.

Municípios sem casos confirmados

Segundo o painel da Covid-19, administrado pela SES, apenas seis municípios estão livres de casos confirmados da doença nesta quarta-feira. Veja lista:

Aporé Р14 casos suspeitos

√Āgua Limpa – 2 casos suspeitos

S√£o Miguel do Passa Quatro – 27 casos suspeitos

S√≠tio D¬īAbadia – 2 casos suspeitos

S√£o Domingos – 12 casos suspeitos

Novo Planalto – 1 caso suspeito

G1 Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

O motorista de uma carreta perdeu o controle da direção e acabou com o veículo pendurado na ponte do Rio São Marcos, na GO-210, entre os municípios de Catalão e Davinópolis. O acidente foi registrado na noite desta terça-feira (11), por volta das 21h.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor, que não teve a identidade revelada, teve apenas ferimentos leves e foi socorrido pelo corpo de bombeiros e encaminhado ao pronto-socorro da santa casa de Catalão com ferimentos leves.

Ainda segundo informa√ß√Ķes, a carreta com placas de Paragominas-PA estava carregada com substrato mineral, a carga ficou espalhada na pista.

Segundo relatos, o caminh√£o seguia no sentido Davin√≥polisa BR-050. O ve√≠culo ficou dependurado sobre a ponte, o motorista caiu no leito do rio e ap√≥s nadar conseguiu segurar nas vegeta√ß√Ķes at√© a chegada dos bombeiros.

Uma equipe da PRE esteve no local para controlar o tr√Ęnsito na regi√£o. Segundo informa√ß√Ķes das equipes que atenderam √† ocorr√™ncia, o ve√≠culo ser√° retirado do local na manh√£ desta quarta-feira 12.

Atendimento a ocorrência de capotamento/ tombamento de VGP em cima da ponte do rio São Marcos entre Davinópolis e Catalão.

No local, fomos informados que havia somente uma vítima, sendo o condutor que havia sido projetado e estava dentro do rio, logo conseguimos avistá-lo, e constatamos que o mesmo estava bastante debilitado. De imediato, providenciamos a descida de colete salva vidas com uso de cabo diversos, orientamos o mesmo a colocar e amarrar o colete até a descida de um militar que utilizou o sistema de rapel.

Imediatamente realizamos diversas liga√ß√Ķes para moradores ribeirinhos afim de n√≥s auxiliar com uma embarca√ß√£o para o resgate, onde fomos atendidos pelos Sr.

Abel Ant√īnio Dias que nos aux√≠lio com sua cano com o sucesso da miss√£o, sendo a v√≠tima imobilizada e resgatada at√© √†s margens do lado esquerdo onde a v√≠tima foi conduzida at√© a VTR UR 225 recebimento os atendimentos de APH e transportada ao PS da Santa Casa.

A v√≠tima, condutor, consciente, orientado com fratura em MID e escoria√ß√Ķes na face em in√≠cio de choque t√©rmico. (Comunica√ß√£o Social ‚Äď 10¬ļ BPM/Catal√£o).

Foto: 10¬ļ BBM/Reprodu√ß√£o

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

A apreensão causa prejuízo de meio milhão de reais ao narcotráfico

Um homem foi preso pela PRF depois de fugir da abordagem policial, atropelar uma motociclista e cair em uma ribanceira com o carro abarrotado de drogas no início desta tarde (11) em Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

Ap√≥s informa√ß√Ķes do servi√ßo de intelig√™ncia, policiais rodovi√°rios federais tentaram abordar um Jeep Compass na BR 060, mas o condutor n√£o obedeceu a ordem dos agentes e fugiu. Na fuga, ele entrou na cidade em alta velocidade pela contram√£o, onde acabou colidindo em uma motocicleta e continuou a fugir at√© perder o controle da dire√ß√£o e cair dentro de um rio, conhecido como c√≥rrego do sapo.

O homem, de 38 anos, teve ferimentos leves e foi preso. Os bancos e porta-malas do ve√≠culo est√£o abarrotados de tabletes de maconha, pr√°tica criminosa conhecida como ‚Äúcavalo doido‚ÄĚ para se referir aos ve√≠culos que transportam a droga de forma vis√≠vel, sem tentar esconder. A quantidade apreendida totalizou 470 quilos da droga.

Natural do estado da Bahia, afirmou que foi contratado para pegar o ve√≠culo no munic√≠pio goiano de Itaj√°, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e deixar em Goi√Ęnia. Condenado anteriormente por crime de furto, saiu da pris√£o em 2018 e atualmente trabalhava ‚Äúfazendo bicos‚ÄĚ.

A motociclista atingida sofreu ferimentos leves e foi socorrida no local.

A Polícia Militar apoiou as equipes da PRF em buscas por outros veículos que possam estar envolvidos no transporte da droga.

Fonte: PRF

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Goi√°s registrou 3.510 novos casos de Covid-19 nas √ļltimas 24 e bate a marca de 90 mil casos confirmados da doen√ßa, total de 90.710, al√©m de 76 novos √≥bitos, totalizando 2.099 √≥bitos em territ√≥rio goiano. O estado possui 81.807 pacientes recuperados da doen√ßa.

J√° foram descartados 71.090 casos da doen√ßa e 964 √≥bitos, al√©m de 150.875 casos e 59 √≥bitos considerados suspeitos que seguem em investiga√ß√£o. De acordo com o boletim epidemiol√≥gico atualizado pela Secretaria Estadual de Sa√ļde de Goi√°s (SES-GO) nesta ter√ßa-feira (11).

Dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) total (1.119), 77,57% est√£o ocupados. J√° dos leitos destinados ao tratamento, exclusivo, de pacientes com Covid-19, 85,65% est√£o ocupados.

J√° no n√ļmero total (2.829) de leitos de enfermaria em Goi√°s, 51,01% est√£o ocupados e dos leitos de enfermaria destinados, exclusivamente, para tratamento de pacientes com Covid-19, 54,65%¬† se encontram ocupados.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

A Pol√≠cia Militar de Goi√°s (PM-GO) divulgou nesta ter√ßa-feira (12), atrav√©s de rede social, a morte do Sargento Jos√© Nilson Berto de Oliveira, v√≠tima da Covid-19. O policial, que exerceu a fun√ß√£o de militar por 21 anos, estava internado em um hospital de Goi√Ęnia e n√£o resistiu as complica√ß√Ķes causadas pela doen√ßa.

“Com imenso pesar informamos o falecimento do 2¬į Sgt Jos√© Nilson Berto de Oliveira, que estava lotado no Tribunal de justi√ßa. Ele encontrava-se internado na cidade de Goi√Ęnia, mas n√£o resistiu ao Covid-19. Sargento Nilson serviu √† sociedade pela #PMGO por 21 anos. Rogamos que Deus conforte seus familiares e o receba em seus bra√ßos”.

V√°rios profissionais da Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica do Estado de Goi√°s (SSP-GO) foram v√≠timas da Covid-19. S√£o eles:

РPM Ubirajara Luís de Sales, de 38 anos, que trabalhava para a Segurança do Estado há mais de 6 anos;

– PM Elvis Silva de Ara√ļjo foi v√≠tima da Covid-19 no dia 11 de julho de 2020 em Luzi√Ęnia, Entorno do Distrito Federal. Faleceu com 49 anos e deixou a esposa e 3 filhos

– PM Nilson Jo√£o Ananias, de 48 anos estava na ativa e trabalhava na assist√™ncia da PM no Tribunal de Justi√ßa de Goi√°s. O militar morreu no √ļltimo dia 15. Nilson dedicou 28 anos da vida √† Pol√≠cia Militar;

РPM Luís Fernando Ferreira Рprestava serviços ao Estado há quase 30 anos; 

РPM Wagner Luiz de Almeida, atuando na corporação por 26 anos;

– 2¬ļ Sargento da Reserva Remunerada CBM-GO, Eur√≠pedes Ferreira de Brito;

– 1¬ļ Sargento da Reserva Remunerada da CBM-GO, Antoninho Martins Rodrigues;

РAgente penitenciário Eurípedes Barsanulfo Tavares de Brito Рservidor do Estado desde 1985;

РPerito criminal de classe especial, Valdinei da Silva, de 51 anos; 

РAuxiliar de Autópsia da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Vantuir Pinto Camargo;

– 3¬ļ Sargento da Pol√≠cia Militar de Goi√°s (PM-GO), Neir Garcia dos Santos, de 59 anos. (Fonte: Pol√≠cia Militar)

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Na noite de segunda-feira (10/08), a equipe do GPT do 18¬ļ BPM realizou a pris√£o de um traficante de drogas no bairro Santa Terezinha.

Ap√≥s receberem den√ļncia an√īnima e realizarem a averigua√ß√£o, apreenderam em posse do infrator, por√ß√Ķes de entorpecentes (‚Äúmaconha‚ÄĚ e ‚Äúecstasy‚ÄĚ) que seriam comercializados, al√©m de uma balan√ßa de precis√£o e dinheiro oriundo da pr√°tica delituosa.

O traficante de 26 anos de idade, foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.

Fonte: Polícia Militar 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

A Secretaria Municipal de Sa√ļde informa √† popula√ß√£o que hoje (10), mais dezessete (17) pacientes testaram positivo para a Covid-19, sendo 05 por meio do teste r√°pido e 12 por meio do PCR (Lacen). Ou seja, todos os casos aparecer√£o na estat√≠stica estadual.

Dessa forma, hoje temos 599 (quinhentos e noventa e nove) casos negativados, 616 (seiscentos e dezesseis) casos de pessoas que testaram positivo por meio do teste r√°pido, 569 (quinhentos e sessenta e nove) casos de suspeita de coronav√≠rus, 19 (dezenove) casos de interna√ß√Ķes cl√≠nicas, 20 (vinte) casos de interna√ß√Ķes em UTI, 342 (trezentos e quarenta e dois) casos confirmados pelo PCR – Lacen, 29 (vinte e nove) √≥bitos confirmados (uma mulher de 51 + uma mulher de 92 + um homem de 52 anos), nenhum √≥bito em investiga√ß√£o e 300 (trezentos) pacientes recuperados da doen√ßa.

Por meio do telemonitoramento s√£o acompanhados os casos que ligam no 0800 646 1045. Assim, temos 05 casos monitorados atualmente. Na Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica, temos 158 pacientes e 84 contatos monitorados.

Lembrando que, s√≥ ser√£o divulgados casos de suspeita de Coronav√≠rus, quando a Secretaria Municipal de Sa√ļde for notificada oficialmente pela unidade ao qual recebeu o paciente.

SECOM – Prefeitura de Catal√£o.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Uma mulher de 20 anos foi presa transportando 20 kg de maconha enquanto viajava com a filha de dois meses de idade, na BR-364, entre Mineiros e Jata√≠. Segundo informa√ß√Ķes do Comando de Opera√ß√Ķes de Divisas (COD), a suspeita saiu da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com destino ao estado do Par√°.¬†

O capit√£o Jansen alegou que a equipe recebeu a informa√ß√£o da Pol√≠cia Civil do Par√°, de que uma mulher estaria transportando a droga, e que provavelmente a rota passaria por Goi√°s. Diante disso, a fiscaliza√ß√Ķes foram intensificadas nas barreiras.

Ainda de acordo com a polícia, a suspeita faz parte de uma facção criminosa do estado de São Paulo e não possui registro de antecedentes criminais. A droga apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 80 mil. 

A criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Jataí. 

Fonte: Polícia Militar

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Come√ßa a ser feito hoje (10) em alguns munic√≠pios de Goi√°s, entre eles Catal√£o, a testagem em massa ‚Äď por meio do PCR – para detectar casos de Covid-19 na popula√ß√£o. Estima-se que quase dois ter√ßos da popula√ß√£o goiana devem ser testados. Medida tem o objetivo de monitorar a doen√ßa para manter a curva de cont√°gio est√°vel. Uma iniciativa do governo estadual em parceria com a Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ao todo, 78 cidades como tamb√©m Goi√Ęnia, Aparecida de Goi√Ęnia e An√°polis, foram selecionadas para essa testagem em massa. Os crit√©rios t√©cnicos para a escolha dos munic√≠pios foram elaborados pela Secretaria Estadual da Sa√ļde e levaram em considera√ß√£o, por exemplo, cen√°rio epidemiol√≥gico, tamanho da popula√ß√£o e voca√ß√£o tur√≠stica.

Em Catal√£o, apenas duas unidades ter√£o os testes dispon√≠veis: UBS do bairro Castelo Branco e UBS do Setor Universit√°rio. Pessoas com quadros leves e sintomas de gripe poder√£o fazer o exame. Contatos diretos com casos confirmados tamb√©m devem ser submetidos ao RT-PCR. A a√ß√£o √© conjunta com o aplicativo Dados do Bem. Assim, para passar pela testagem os moradores precisam se cadastrar no aplicativo. O cidad√£o dever√° obrigatoriamente informar nome, endere√ßo e CPF. Em seguida, dever√° informar a localiza√ß√£o, ler a pol√≠tica de privacidade e responder algumas perguntas sobre auto avalia√ß√£o, mesmo que n√£o apresente nenhum sintoma da covid-19. A partir dessas informa√ß√Ķes, o app indicar√° se o cidad√£o dever√° ou n√£o fazer um exame. Os munic√≠pios/estado far√£o a coleta e a Fiocruz ficar√° respons√°vel pelo transporte do material e divulga√ß√£o do resultado em at√© 48 horas.

De acordo com o Secret√°rio Municipal de Sa√ļde, Velomar Rios, aqui na cidade o exame ser√° feito no sistema Drive-Thru. De segunda √† quinta-feira. ‚ÄúA testagem √© uma das ferramentas mais importantes e aqui muito j√° foi feito. J√° s√£o mais de 11 mil testes r√°pidos e, agora, recebemos mais esse refor√ßo. √Č mais uma ajuda que chega para n√≥s. E todas as a√ß√Ķes que vem para somar s√£o muito bem-vindas‚ÄĚ, disse ele.

ASCOM ‚Äď Prefeitura de Catal√£o.

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Os trabalhadores nascidos em julho come√ßam a receber nesta segunda-feira (10) o cr√©dito do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Servi√ßo (FGTS) de at√© R$ 1.045. O pagamento ser√° feito por meio da conta poupan√ßa digital da Caixa Econ√īmica Federal.

Apesar de a Medida Provis√≥ria 946, que instituiu o saque emergencial, ter perdido a validade na semana passada, a Caixa manteve o calend√°rio de saques, com base no princ√≠pio da seguran√ßa jur√≠dica. Ao todo, o governo pretende injetar R$ 37,8 bilh√Ķes na economia, beneficiando cerca de 60 milh√Ķes de pessoas.

Anunciado como instrumento de ajuda aos trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus, o saque emergencial permite a retirada de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas no FGTS. O valor abrange tanto as contas ativas quanto as inativas.

Nesta fase, o dinheiro poder√° ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o pagamento de boletos (√°gua, luz, telefone), compras com cart√£o de d√©bito virtual em sites e compras com c√≥digo QR (vers√£o avan√ßada de c√≥digo de barras) em maquininhas de cart√£o de lojas parceiras com d√©bito instant√Ęneo do saldo da poupan√ßa digital.

Liberação para saque

O dinheiro só será liberado para saque ou transferência para outra conta bancária a partir de 17 de outubro, para os trabalhadores nascidos em julho. O calendário de crédito na conta poupança digital e de saques foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador.

At√© agora, a Caixa creditou o saque emergencial do FGTS para os trabalhadores nascidos de janeiro a junho. Os benefici√°rios nascidos em fevereiro tiveram o dinheiro liberado para saque no √ļltimo s√°bado (8).

Orienta√ß√Ķes

A Caixa orienta os trabalhadores a verificar o valor do saque e a data do cr√©dito nos canais de atendimento eletr√īnico do banco: aplicativo FGTS, site fgts.caixa.gov.br e telefone 111 (op√ß√£o 2). Caso o trabalhador tenha direito ao saque emergencial, mas n√£o teve a conta poupan√ßa digital aberta automaticamente, dever√° acessar o aplicativo FGTS para complementar os dados e receber o dinheiro.

O banco alerta que n√£o envia mensagens com pedido de senhas, dados ou informa√ß√Ķes pessoais. Tamb√©m n√£o envia links nem pede confirma√ß√£o de dispositivo ou acesso √† conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Cancelamento do crédito automático

O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o saque emergencial do FGTS até dez dias antes do início do seu calendário de crédito na conta poupança social digital, para que sua conta do FGTS não seja debitada.

Caso o crédito dos valores tenha sido feito na poupança social digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 30 de novembro de 2020, os valores corrigidos serão retornados à conta do FGTS. (Agência Brasil)

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
CATEGORIA: Notícia

Uma casa de shows foi interditada após promover uma festa que contava com a participação de mais de 130 pessoas, em Caldas Novas, região sul de Goiás. Um vídeo feito pela equipe de fiscalização mostra várias pessoas no local, sendo que a maioria não usa máscara ou respeita as medidas de distanciamento necessárias para evitar a disseminação do coronavírus (veja acima).

A a√ß√£o que resultou na interdi√ß√£o ocorreu na √ļltima sexta-feira (7). O dono do local tamb√©m foi multado em R$ 2 mil. O¬†G1¬†e a TV Anhanguera n√£o conseguiram contato com ele at√© a publica√ß√£o desta reportagem.

Festas com aglomera√ß√Ķes est√£o proibidas por um decreto municipal. Al√©m da grande quantidade de pessoas, o v√≠deo mostra que v√°rios clientes tamb√©m usavam narguil√©, um dispositivo para fumar que √© compartilhado e pode aumentar o risco de cont√°gio da Covid-19.

Os ficais contataram que a casa tamb√©m n√£o tinha quantidade de banheiros suficientes para atender a demanda de p√ļblico.

Fonte: G1 Goiás 

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail
SUBIR P√ĀGINA