O Hemocentro de Goiás, em Goiânia, realiza uma campanha para incentivar a doação de sangue antes e durante o carnaval. Nessa época do ano, em geral, os estoques diminuem, enquanto a demanda aumenta, principalmente pelo aumento de acidentes nas estradas. Nos próximos dias, a unidade móvel do órgão estará em locais diferentes para receber as doações (veja locais abaixo).

Uma ação para de orientação – onde também poderão ser feitas doações – será realizada nesta sexta-feira (14), das 8h às 16h, no Sesc do Setor Faiçalville. Lá também serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão.

A campanha também busca doadores para as unidades do Hemocentro no interior do estado, nas cidades de Catalão, Ceres, Rio Verde, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis.

Todos os meses, as nove unidades do Hemocentro em Goiás têm uma demanda média de 3,1 mil bolsas. Porém, em determinadas épocas do ano, como o carnaval, essa meta às vezes não é alcançada. A queda nas doações nesses períodos é em torno de 40%.

Os tipos de sangue com maior demanda e também disponibilidade são aqueles dos grupos A e O positivos. Já os mais raros são os do fator RH negativo.

O Hemocentro calcula que se ao menos 4% da população brasileira doasse sangue, não haveria déficit nos estoques.

Fonte: G1 Goiás

CATEGORIA: Saúde

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail

Você pode deixar qualquer resposta para este post através de RSS 2.0 Deixe uma resposta, ou trackback.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

*

*