Cerca de 500 pássaros resgatados de um criadouro irregular em Catalão foram devolvidos à natureza em uma fazenda na zona rural da cidade. 

Que contou com a participação de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O dono das aves permanece preso.

Os animais, a maioria da espécie canário-da-terra, foram apreendidos no último dia 30 de abril em uma casa no bairro Nossa Senhora de Fátima. No local, além dos pássaros, foi encontrado um equipamento para retirar as anilhas, que são os anéis de identificação colocados nos pés das aves e que só podem ser fornecidos pelo Ibama. 

Durante o resgate, os policiais encontraram cerca de 20 pássaros mortos devido às condições impróprias nas quais eles viviam.“O Ibama arbitrou duas multas, sendo uma de mais de R$ 300 mil e outra de mais de R$ 200 mil. Todas por ter animais silvestres em cativeiro sem autorização e também pelos maus-tratos e mutilação dos pássaros”, explicou a delegada responsável pelo caso, Marcela Magalhães.

O inquérito policial ainda não foi concluído, mas o homem deve ser indiciado por maus-tratos, manter animais silvestres em cativeiro, falsificação e adulteração de anilhas e porte ilegal de arma de fogo.

Algumas das aves que são de espécies ameaçadas de extinção foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Brasília.

 

POST: admin

CATEGORIA: Notícias

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail

Você pode deixar qualquer resposta para este post através de RSS 2.0 Deixe uma resposta, ou trackback.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

*

*