A Prefeitura de Catal√£o, por meio da Secretaria Municipal de Sa√ļde, far√° a inaugura√ß√£o oficial da sede pr√≥pria do Programa de Aten√ß√£o Domiciliar (PAD): mais um importante espa√ßo voltado para o atendimento da popula√ß√£o. O evento acontecer√° na pr√≥xima quinta-feira (29), √†s 09 horas.

Devido √† pandemia do coronav√≠rus a cerim√īnia ser√° restrita (respeitando as orienta√ß√Ķes sanit√°rias) e, para que toda popula√ß√£o possa acompanhar, contar√° com transmiss√£o ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal.

Sobre o PAD

O PAD (Programa de Aten√ß√£o Domiciliar) iniciou suas atividades em maio de 2011, levando at√© as resid√™ncias de alguns pacientes do munic√≠pio de Catal√£o a√ß√Ķes na √°rea de enfermagem, como a realiza√ß√£o de curativos. Ao longo dos anos, houve um significativo aumento dos trabalhos executados, bem como da demanda atendida e outras categorias de profissionais somaram ao Programa. Desde ent√£o, o PAD estabeleceu-se dentro da UBS Jo√£o Moreira de Castro, oferecendo atendimento domiciliar a pacientes acamados e/ou em oxigenoterapia (√© a utiliza√ß√£o de oxig√©nio em tratamentos m√©dicos para suprir uma defici√™ncia do paciente, que pode ocorrer por diversos motivos). E foi em outubro de 2020 que o Programa passou a funcionar em sede pr√≥pria e independente, localizada na avenida 20 de Agosto, n. 350, Centro.

O Programa de Aten√ß√£o Domiciliar de Catal√£o atende aos pacientes acometidos por problemas cr√īnicos e agudos, bem como problemas de sa√ļde que exigem maior frequ√™ncia de cuidado, recurso de sa√ļde e acompanhamento cont√≠nuo. S√£o eles: ¬†pacientes em Oxigenoterapia (AD3) e pacientes restritos ao leito, por diversas enfermidades, e/ou pacientes oncol√≥gicos (AD2). Os n√ļmeros atuais apontam que h√° 262 pacientes ativos cadastrados no PAD, sendo que, 115 s√£o pacientes AD3 em Oxigenoterapia domiciliar e 147 s√£o pacientes AD2. Para isso, mais de dez profissionais em diferentes fun√ß√Ķes fazem parte da equipe: 02 m√©dicos; 01 enfermeiro; 01 t√©cnico de enfermagem; 01 assistente social; 01 nutricionista; 01 fisioterapeuta; 01 psic√≥loga; 01 auxiliar administrativa; 01 motorista e 01 auxiliar de servi√ßos gerais.

Como utilizar o serviço:

A admiss√£o no Programa (tanto por encaminhamentos ou por demanda espont√Ęnea) √© realizada mediante a seguinte documenta√ß√£o do paciente:

  • Formul√°rio de Solicita√ß√£o do PAD (dispon√≠vel na sede do Programa ou enviado por e-mail, a ser preenchido por um m√©dio solicitante);
  • Documento pessoal: RG, CPF e cart√£o do SUS;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de endere√ßo atualizado.

Para os pacientes que necessitam do uso de oxigênio em domicílio, além destes documentos, também se faz necessária a solicitação médica específica para o uso deste dispositivo e a cópia dos exames de Hemograma e Gasometria. Assim, será autorizada a entrega e instalação do cilindro de oxigênio realizada pela empresa Oxiseg (esse procedimento é gratuito pelo tempo que o paciente necessitar do oxigênio).

A partir deste momento, é realizada uma primeira visita de cadastro e avaliação. As visitas seguintes dos profissionais são realizadas mediante a solicitação dos familiares e também mediante à identificação da própria equipe nos contatos que estabelece com o paciente.

Além das visitas domiciliares a rotina de trabalho envolve-se em outras atividades, como:

  • dispensa√ß√£o de itens de materiais m√©dico/hospitalares;
  • dispensa√ß√£o de suplementos e dietas enterais (atualmente, a 100 pacientes);
  • orienta√ß√Ķes profissionais espec√≠ficas (presenciais ou em telemonitoramento);

Vale destacar que o Programa não visa o atendimento emergencial dos pacientes, sendo estes encaminhados às unidades específicas quando necessário.

As informa√ß√Ķes s√£o da coordenadora da unidade, Graciela Beatriz S. S. Rodrigues.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM ‚Äď Prefeitura de Catal√£o.

CATEGORIA: Notícia

COMPARTILHE:
Compartilhar em seu TwitterEnviar via E-mail

Você pode deixar qualquer resposta para este post através de RSS 2.0 Deixe uma resposta, ou trackback.

DEIXE SEU COMENT√ĀRIO

*

*